TV Jaguar

Postado em 16/09/2016 às 06:00:00

compartilhar

Garcia Lima liderou Seminário pelo fortalecimento dos SAAE's no Crato.

Garcia Lima liderou Seminário pelo fortalecimento dos SAAE's no Crato.

Como Presidente da Regional Nordeste IV da ASSEMAE, Garcia Lima superintendente do SAAE Limoeiro do Norte, esteve presente no Seminário “Compromisso Com a Municipalização dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário, em mobilização contra a a Ameaça de Privatização desse Setor”, promovido pela ASSEMAE, na cidade do Crato-CE na sexta-feira 02 de setembro. Em seu pronunciamento, Garcia fez um breve relato de sua visão sobre o momento vivido e da situação real dos abastecimentos de água e do esgotamento sanitário em todo o Brasil.

Segundo o Superintendente do SAAE Limoeiro, o serviço na área de tratamento de esgoto já exista desde a Roma antiga, nos séculos XIX e início do Século XX esse serviço passou a ser mais frequente, no entanto, como era privado servia apenas aqueles que pudessem pagar por ele. Somente nas décadas de 1950 e 1960, com a criação da Fundação SESP, e através dela, os SAAE’s. Na década de 80 e 90, veio à privatização do serviço, o que foi a ruína de algumas das empresas de abastecimento, já agora na atualidade, o governo demonstra interesse em privatizar estes órgãos o que deve ser combatido a todo custo pelos gestores e usuários desses sistemas.

Garcia Lima Diretor do SAAE LimoeiroGarcia observou que qualquer mudança deve ser debatida com a sociedade de forma inteligente, pois o problema das instituições públicas está nos homens que precisam ter políticas com a determinação de acertar, fechando de vez as portas para a privatização do sistema, prestando um serviço de qualidade. Na sua visão, com isso as Instituições receberam em troca o apoio da comunidade, o que poderá ser utilizado pelo executivo municipal como uma força para buscar recursos de melhorias junto ao governo federal.

Eles ressaltou que o fato dos SAAE’s fecharem as portas ocorre pelas políticas equivocadas, não se colocando contra as privatizações, mas destacando sempre a obrigatoriedade de oferecer um serviço de qualidade e respeito pelo usuário, seja ele público ou privado. Garcia acrescentou ainda que o tema da privatização do sistema deve ser exposto ao consumidor para ele escolher, e citou exemplos de cidades que onde são privatizados ou não e seus pontos positivos e negativos.

 Dirigentes dos SAAE'S Ceará no Crato

Ainda em seu pronunciamento, Garcia apresentou gráficos estatísticos e números reais a respeito da aplicação do sistema no exterior e no Brasil, mostrando pontos onde a privatização foi aplicada e os danos que a gestão privada trouxe a sociedade internacional e no Brasil. Ao finalizar, o diretor geral do SAAE Limoeiro do Norte afirmou em nome da ASSEMAE que é sim possível se fazer um SAAE, competente, eficiente e competitivo com o setor público privado.

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também