TV Jaguar

Postado em 20/07/2019 às 07:00:00

compartilhar

Alto Santo: Vereadores emparedados; eles vão ter que decidir se servem ao povo ou aos seus "chefes" políticos.

Alto Santo: Vereadores emparedados; eles vão ter que decidir se servem ao povo ou aos seus "chefes" políticos.

O dilema está em aprovar ou não, a autorização para que a prefeitura de Alto Santo realize um empréstimo de 15 milhões de reais para investimento em obras de Asfaltamento em quase todas as Ruas da área urbana da cidade, e em parte de algumas áreas urbana de comunidades rurais da cidade.

Se não aprovarem, eles satisfazem o ego de seus chefes políticos, más ficarão queimados com toda a população livre e soberana do município, por terem sidos responsáveis do impedimento da possibilidade da Prefeita Asfaltar quase toda a área urbana da cidade.

O empréstimo seria de 15 milhões de reais, com prazo de 30 anos para o pagamento. Se usarmos a racionalidade, veremos que 15 milhões dividido por 30 meses, daria algo em torno de 500 mil reais ano, o que dividido por doze meses, mensalmente o município pagaria pelo o empréstimo, aproximadamente 41 mil reais mês.

Questionada sobre a capacidade do município para assumir essa responsabilidade, a Prefeita Iris Gadelha afirmou que sua gestão, vinha pagando uma média de 60 mil reais mês de contas deixada pelas as administrações passadas, o que no entendimento de sua assessoria contábil, o pelo ao menos na sua gestão o compromisso será honrado. 

Como sempre é visto e ouvido em todos os municípios Brasileiros, a oposição, está alardeando ser uma loucura da Prefeita, mais é claro que a racionalidade das pessoas de bom senso entende, que o alarde, não é devido ao empréstimo, mas sim pelo o resultado moral que o asfaltamento trará a administração da Prefeita Iris.

Esse filme da oposição, já foi visto antes em outros projetos de municípios de nossa região, e o prejudicado foi o povo que deixou de receber o benefício proposto pelo o gestor municipal.

Aos vereadores, que tem seus salários pagos pelo o povo, cabe a prerrogativa de aprovar ou desaprovar as propostas e projetos da administração municipal e por via de consequência fiscalizar a aplicação do dinheiro. Cabe a eles também, o onos da desaprovação que cause prejuízo social e de desenvolvimento ao município.

Essa tese de que o município não tem capacidade fiscal de pagamento é balela, basta ver que nas duas últimas décadas, todos gestor que passaram pelas prefeituras, deixaram dividas para seus sucessores e, com um agravante; sem obras estruturantes que servisse ou fosse vista pelo cidadão.

O empréstimo:

Após Dois Anos e Meio, a administração da Prefeita Iris Gadelha trabalhou e conseguiu habilitar o município de Alto Santo no Programa FINEM de Desenvolvimento integrado do BNDES, que oferece diversas linhas de financiamento ao setor público municipal e Estadual, tendo financiado nas últimas décadas centenas de projetos municipais em todas as unidades da Federação, com foco prioritário nos projetos estruturantes de impacto econômico/social, e que visem transformar a realidade local, a partir da construção de calçamentos, asfaltos, saneamentos, sistemas de água etc.

O programa Finem de Desenvolvimento integrado dos municípios estabelece o financiamento a partir de no mínimo 10 milhões de reais para cada um dos projetos multissetoriais, sustentáveis e integrados alinhados ao planejamento municipal.

Nas operações diretas, a Taxa de juros de 1,45% ao ano, e é composta pelo Custo Financeiro que é a TJLP, pela Remuneração do BNDES que é o valor liberado e pela Taxa de risco de crédito que é de 0,07% ao ano com garantia da União, 1,03% ao ano, sem a garantia da união.

Detalhe:

A câmara autoriza; o município conclui o processo; o BNDES libera a execução dos serviços e fiscaliza até a conclusão de cada etapa dos projetos apresentados, tendo como objetivo assegurar a aplicação do dinheiro no proposto por cada projeto.

A bola está com a Câmara; o povo será o beneficiado; o julgamento dos atos políticos de cada um serão julgados em 2020 na eleição municipal.

 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também