TV Jaguar

Postado em 23/09/2019 às 11:00:00

compartilhar

Desfile de Moda na cidade de Alto Santo faz um resgate da Cultura do Algodão no Ceará.

Desfile de Moda na cidade de Alto Santo faz um resgate da Cultura do Algodão no Ceará.

Na noite do sábado (21), por volta das 20h, na Praça do Menino Deus, no município de Alto Santo, foram realizados dois desfiles que envolveu mais de 200 profissionais e estudantes da região do Vale do Jaguaribe. Com a temática Cultura do Algodão - Produção e Desfile de Moda no Ceará, A Associação Deu Zebra no Teatro pode realizar o evento após ser contemplado no edital de Chamamento Público (2019) da Casa Civil, do Governo do Estado do Ceará, que contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Alto Santo.

Projeto este que foi iniciado no dia 02 de setembro com a pesquisa histórica sobre a cultura do algodão no Ceará, abordando o apogeu quando era conhecido como Ouro Branco, o declínio com a praga do bicudo e a retomada dessa cultura com o algodão naturalmente colorido e ecologicamente correto, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) nos anos 2000. A pesquisa abordou também os diversos usos desse algodão que, a partir de 2001 foi absorvido pela cadeia produtiva da moda.

As criações inéditas narram a história de como o algodão transformou o Brasil, enfatizando a região Nordeste e, principalmente, o Ceará. Foram no total 22 looks desenvolvidos por estilistas, designers e estudantes de moda, contando ainda com equipe de produção composta por costureiras, modelistas, cabeleireiros, maquiadores, modelos, e artesões, das cidades de Alto Santo, Russas, Limoeiro do Norte, Jaguaruana e Iracema.

Foi então a partir dessa pesquisa que os estilistas Felipe Dtasso e Rui Maia pudessem desenvolver as duas coleções, ambos naturais da cidade de Russas. A coleção Ouro Branco, desenvolvida sob a coordenação de Fellipe Dtasso, apresentou peças com um toque regional e uma pegada atual, trazendo recortes diferenciados, aplicações manuais, cordões de algodão cru, e outros derivados do algodão, como o chitão. A coleção Instantes, do Rui Maia foi produzida inteiramente em algodão.

Evento que recebeu total apoio da prefeitura municipal de Alto Santo, que contou com a presença ilustre da prefeita Iris Gadelha que fez abertura oficial do evento e do secretário de Turismo, Cultura e Juventude de Alto Santo, Tarcílio Jefferson destacando a importância de divulgar o que é feito no Ceará.

Informações: https://cearensidade.com.br

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Jucelino Castro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também