TV Jaguar

Postado em 05/03/2020 às 10:50:00

compartilhar

Açude Castanhão ultrapassa marca de 3% da sua capacidade total, mas crise hídrica segue sendo preocupação para o cearense

Açude Castanhão ultrapassa marca de 3% da sua capacidade total, mas crise hídrica segue sendo preocupação para o cearense

Numeros atualizados desta quinta-feira(5), mostram um pequeno aumento no volume do Açude Castanhão. nas últimas 24 horas o reservatório acúmulou 8cm no seu aporte de águas. em 2020 a marca já chegou com as últimas chuvas, á um acúmulo total de 1,40 metros, sendo o seu volume atual 203.609.200 milhões de metros cúbicos, um percentual que hoje representa 3,04% de sua capacidade total.

Lembrando que o Castanhão é o maior reservatório do estado do Ceará com capacidade para 6,7 BI metros cubicos, e  encontra-se apenas com 3,04% de sua capacidade total, volume este irrisório para atender as diversas demandas. Seja para produção, agropecuária, industrial, abastecimento humano ou dessedentação animal. Todavia, ainda estamos em plena quadra invernosa e a expectativa dos agricultores é bastante otimista, inclusive a previsão dos profetas do sertão para 2020 mantém viva a esperança do sertanejo.

Quem sabe o fenômeno hidrológico de 2004 se repita, onde no mês de fevereiro, o Castanhão sangrou, e ainda foi feita uma manobra de segurança para evitar o risco de uma catástrofe, na ocasião foi liberado pelo vertedouro 1,2 BI de metros cúbicos de água.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marcos Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também