TV Jaguar

Postado em 26/07/2020 às 20:00:00

compartilhar

Incêndio na Serra do Ereré em Itaiçaba pode ter começado com cigarro jogado na mata.

Incêndio na Serra do Ereré em Itaiçaba pode ter começado com cigarro jogado na mata.

Foi registrado na tarde deste domingo 26/07, por volta das 16h30min, o princípio de incêndio na Serra do Ereré em Itaiçaba. O Sr. Eliezer Reinaldo que é membro da Associação Beneficente dos Moradores de Boca do Forno - ABEMFOR - relatou em vídeo que,  ao subir a serra a tarde se deparou com três jovens em atitude suspeita descendo  vindo do ponto mais alto da Serra. Eliezer acredita que os jovens talvez estivessem fumando, e que poderia algum deles ter jogado um cigarro ocasionando o princípio de incêndio,  e podem ter se desesperado e assim desciam de forma assustados.

 

Ao subir mais um pouco,  Eliezer avistou fumaça por trás da casa de equipamentos e lamentou que os três jovens ao invés de passarem por ele seguindo adiante,  eles não tiveram ação e honestidade de contar o que aconteceu e assim os quatro teriam maiores condições de debelar o fogo,  ao invés de um só,  no caso o Eliezer que,  sozinho,  sem qualquer material como balde e água pudesse fazer algo para que o fogo não continuasse se alastrando.

Quando já estava sem forças outro senhor popularmente conhecido como Lozinho apareceu e continuou a  operação  para tentar debelar o fogo com a mesma vassoura utilizada por Eliezer que afirmou só ter encontrado uma vassoura, e já sem forças, praticamente esgotado e em desespero, pois  mesmo que uma viatura do Corpo de Bombeiros fosse acionado,  além da demora não conseguiriam subir a serra. De repente apareceu um rapaz que de imediato passou a ajudar batendo com a mesma vassoura sobre as chamas naquele momento já diminuindo sua intensidade. Um pouco de neblina também amenizou a situação, diminuiu a tensão nervosa de ambos voluntários, até porque passaram a crer que uma chuva repentina fizesse o rescaldo do solo coberto pela relva seca. 

Eliezer fez um apelo emocionado devido constantemente pessoas subirem a serra deixando lixo para trás, além de fumarem, o que coloca a serra e os equipamentos de retransmissão de sinais de televisão e Internet em risco também além da própria agressão à natureza. É preciso que haja uma mudança no comportamento das pessoas para uma real conscientização pela preservação da natureza e do meio ambiente.

 

 

Fonte: Aracati em foco/Sandro Guimarães

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também