TV Jaguar

Postado em 24/03/2021 às 08:55:00

compartilhar

Governo do Ceará investe em abastecimento d água e muda a realidade no campo de municípios cearenses, incluindo Jaguaruana.

Governo do Ceará investe em abastecimento d água e muda a realidade no campo de municípios cearenses, incluindo Jaguaruana.

Pouca gente sabe, ainda assim, a chegada da água na torneira na comunidade Bela Vista, no município de Jaguaruana, foi comemorada no ano passado como a coroação de uma luta que já completava 24 anos. As 260 famílias acampadas lá, desde 1996, já tinham se acostumado tanto a carregar baldes em carroças que até as tampas dos tonéis plásticos, com capacidade para 50 litros, foram substituídas por tocos de madeira. Primeiro, veio a conquista do terreno de 4.486 hectares, depois a água chegou na hora certa para que, hoje, cerca de 800 pessoas usufruíssem do benefício e enfrentassem a pandemia do Covid-19 em segurança.

“Aquela imagem da lata d´água na cabeça vai acabar, num período muito curto, com a universalização do abastecimento d´água em todo Ceará”, é o que aposta o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz. Ele destaca que, no final do ano passado, o governador Camilo Santana lançou o Projeto São José IV com um investimento de mais de R$ 270 milhões para implantação de sistemas de abastecimento d´água.

 

“O primeiro edital do PSJ IV (Edital No. 02/2020) recebeu 318 manifestações de interesse e no últimos dia 19 de março divulgamos o resultado preliminar referente a estas solicitações de diversos municípios, 50 projetos no total”, informa.

O novo acordo de empréstimo envolvendo Governo do Ceará e Banco Mundial prevê ainda R$ 68,79 milhões em atividades produtivas com o objetivo de promover o acesso ao mercado (Edital No. 01/2021) e a inclusão produtiva de grupos vulneráveis (Edital No. 02/2021). Até 29 de março, o PSJ IV recebe, por meio da página da SDA, a manifestação de interesse de entidades interessadas em concorrer a investimentos em apicultura, artesanato, bovinocultura leiteira, cajucultura, forragicultura, fruticultura, mandiocultura, ovinocaprinocultura, pesca artesanal, turismo comunitário, dentre outras áreas de atuação da agricultura familiar.

Quer saber mais informações sobre o Projeto São José? Acesse sda.ce.gov.br e fique por dentro.

#SDA #GovernoDoCeará #ProjetoSãoJosé

 

 

Fonte: TV Jaguar / Governo do Ceará

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também