TV Jaguar

Postado em 05/07/2021 às 08:30:00

compartilhar

Ceará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca.

Ceará recebe segundo lote de vacinas da Janssen e mais uma remessa da AstraZeneca.

O 42º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Fortaleza neste sábado (3). Ao todo, são 211.800 doses, sendo 120.250 da AstraZeneca e 91.550 da Janssen – esta sendo necessária apenas uma dose para atingir a imunização, o que representa uma agilidade no processo. Logo após o desembarque do material, o Governo do Ceará já iniciou sua logística de controle e distribuição para os 184 municípios cearenses, que envolve oitos rotas, das quais cinco são aéreas.

O governador Camilo Santana comentou em suas redes sociais que a chegada dos lotes permitirá o Ceará avançar no processo de imunização da população. “É muito importante que esse fluxo de vacinação seja mantido para garantirmos a saúde da nossa população”, disse. O chefe do Executivo estadual alertou para que as pessoas confiram diariamente as informações divulgadas pelas prefeituras a respeito do público agendado para receber o imunizante. “Fiquem atentos ao cadastro e às listas de agendamento em seus municípios. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar essa pandemia”, ressaltou Camilo.

Vacina boa é a que tem disponível


Até o último dia 1º, o Ceará aplicou 4.465.080 doses em seus municípios, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), através do Vacinômetro. Desse total, 3.279.230 milhões são referentes à primeira dose e 1.129.400 à D2, responsável pela imunização completa da pessoa. Já 56.450 cearenses receberam a dose única da Janssen.

O médico infectologista da Escola de Saúde Pública (ESP-CE), Keny Colares, destaca a importância de se vacinar, independentemente de qual imunobiológico disponível. “Todas elas são seguras, efetivas e capazes de controlar e reduzir muito a probabilidade de pessoas se contaminarem. Essas vacinas foram testadas em países diferentes, com pessoas diferentes, e na vida real todas elas estão mostrando a capacidade de reduzir a transmissão da doença e o número de pessoas que precisam se internar”, explicou.

“Na hora que você deixa de vacinar por escolher determinada vacina, você está se colocando em risco de adoecer e colocando em risco a população, já que só vamos estar protegidos quando 70% a 80% da população estiver vacinada”, alertou o especialista.

Cadastro Estadual de Vacinação


Segue liberado o cadastro no Saúde Digital para adolescentes entre 12 e 17 anos de idade no Ceará. A medida é obrigatória para que eles possam entrar na fila da vacinação contra a Covid-19. A Sesa informa que ainda não existe previsão para o início da imunização desse público, mas ressalta a importância das pessoas se anteciparem e realizarem logo o cadastro. Por enquanto, a Anvisa autorizou apenas a aplicação da vacina da Pfizer nesse grupo.

 

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/GOVERNO DO CEARÁ

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também