TV Jaguar

Postado em 05/08/2021 às 13:30:00

compartilhar

Produtores de carnaúba de Jaguaruana e região são convidados para reunião sobre a coleta do talo da árvore.

Produtores de carnaúba de Jaguaruana e região são convidados para reunião sobre a coleta do talo da árvore.

Representantes da Ecoleta e Memorial da Carnaúba convidam todos os produtores de carnaúba da cidade de Jaguaruana e região para a primeira reunião de apresentação do piloto do Projeto Biomassa da Carnaúba. O encontro tem apoio da Cimento Apodi e acontece nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, às 15h, na Associação de Moradores da Jurema (Comunidade Jurema, s/n, Zona Rural).

Nessa reunião de mobilização, os produtores poderão conhecer a proposta de aproveitamento da coleta do talo da carnaúba - que atualmente é queimado a céu aberto por ser considerado sem serventia.

Pelo projeto, executado pela startup Ecoleta, o talo descartado no carnaubal poderá ser aproveitado por grandes indústrias, com inúmeras vantagens para o meio ambiente e para os produtores – visto que muitos empregos também poderão ser gerados na limpeza do terreno e na coleta dos talos.

 

Indústrias

Como empresa do ramo industrial, a Cimento Apodi é uma das apoiadoras do projeto, que poderá reaproveitar o talo da carnaúba, atualmente descartado, para usar como combustível alternativo em substituição ao combustível fóssil no processo de produção do cimento.

“Pelo alto poder de gerar calor, o talo da carnaúba pode ser utilizado como biomassa dentro das indústrias que possuem fornos, como é o caso da Cimento Apodi. Estamos apoiando o projeto e acreditamos que outras empresas também podem aderir à prática”, ressalta a especialista em sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges.

 

 

Fonte: TV Jaguar / ASCOM

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também