Representantes da Ecoleta e Memorial da Carnaúba convidam todos os produtores de carnaúba da cidade de Jaguaruana e região para a primeira reunião de apresentação do piloto do Projeto Biomassa da Carnaúba. O encontro tem apoio da Cimento Apodi e acontece nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, às 15h, na Associação de Moradores da Jurema (Comunidade Jurema, s/n, Zona Rural).
Nessa reunião de mobilização, os produtores poderão conhecer a proposta de aproveitamento da coleta do talo da carnaúba - que atualmente é queimado a céu aberto por ser considerado sem serventia.
Pelo projeto, executado pela startup Ecoleta, o talo descartado no carnaubal poderá ser aproveitado por grandes indústrias, com inúmeras vantagens para o meio ambiente e para os produtores – visto que muitos empregos também poderão ser gerados na limpeza do terreno e na coleta dos talos.
Indústrias
Como empresa do ramo industrial, a Cimento Apodi é uma das apoiadoras do projeto, que poderá reaproveitar o talo da carnaúba, atualmente descartado, para usar como combustível alternativo em substituição ao combustível fóssil no processo de produção do cimento.
“Pelo alto poder de gerar calor, o talo da carnaúba pode ser utilizado como biomassa dentro das indústrias que possuem fornos, como é o caso da Cimento Apodi. Estamos apoiando o projeto e acreditamos que outras empresas também podem aderir à prática”, ressalta a especialista em sustentabilidade da Cimento Apodi, Cybelle Borges.
Fonte: TV Jaguar / ASCOM
31/07/31 às 18:00:00
28/07/28 às 18:00:00