TV Jaguar

Postado em 05/11/2021 às 10:40:00

compartilhar

UFC assina protocolo de intenções com Prefeitura de Russas para apoio a iniciativas inovadoras no município

UFC assina protocolo de intenções com Prefeitura de Russas para apoio a iniciativas inovadoras no município

A Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Russas, deram um passo importante na construção de um ambiente indutor de desenvolvimento para o município, que já conta com uma de suas unidades acadêmicas desde 2014. 
Em solenidade realizada nesta quinta-feira (4) no Campus de Russas, no bairro Cidade Universitária, o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, assinaram protocolo de intenções que orientará a colaboração mútua entre Universidade, poder público e setor produtivo, com efeitos na atração de investimentos, instalação de empresas de base tecnológica e elaboração de políticas públicas.

Além do reitor e do prefeito, estiveram presentes à cerimônia o diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Gonçalves; o deputado estadual Salmito Filho; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Prof. Augusto Albuquerque; o diretor de Inovação da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Bruno Matos; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Russas, Ari Célio Reges Mendes; Marcelo Santos, representando o secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação do Governo do Estado, Julio Cavalcante Neto; e Afonso Lage, CEO da Scio Tech, representando o setor produtivo local.

Para o Prof. Lindberg Gonçalves, que soma 50 anos de serviços dedicados à Universidade, a ocasião foi a materialização de "uma de suas utopias" e representa a disposição da Universidade em oferecer para a região seu bem mais caro: a inteligência de sua comunidade. "Se alguém tem dúvidas sobre para que serve a Universidade, é só voltar 70 anos no tempo e pensar no Ceará sem a UFC. Esse documento e o que virá dele é a ponta do iceberg do que acontecerá nos anos vindouros no Vale do Jaguaribe. A UFC está plantando aqui uma semente para ser disseminada", vislumbrou o diretor.

O gestor acrescentou que Russas será um laboratório de inovação e que os reflexos da parceria ecoarão por temas como mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, uso racional de água, atração e fixação de empresas, gerando emprego, renda e desenvolvimento econômico e social para a região. 

Prefeito do município, Sávio Gurgel disse considerar este um dia histórico. "É um privilégio para nossa cidade contar com a UFC e com uma gestão participativa. O Tabuleiro de Russas é o maior perímetro irrigado do Ceará. Com o fomento ao empreendedorismo e à inovação, não tenho dúvidas de que, em um futuro próximo, seremos uma das cidades mais importantes do Estado", presumiu.

Também integrante da gestão municipal, o secretário Ari Reges elogiou a união de forças, que deve propiciar um ambiente diferenciado de atração de investimentos por meio do conhecimento. "Estamos mirando no futuro, nos empregos tecnológicos, que trarão soluções para as políticas municipais, para o agronegócio, para os serviços. O Vale do Jaguaribe será fertilizado por um rio de oportunidades", garantiu.

O deputado estadual Salmito Filho prestigiou o evento e apresentou aos presentes o programa Pontes de Oportunidades para o Desenvolvimento (PODE), coalização liderada pelo parlamentar e por investidores para aproximar universidades do poder público e de empresas privadas, visando à geração de oportunidades e aproveitando as potencialidades de cada município cearense.

"O PODE conecta, por meio de pontes inovadoras, o setor público, a iniciativa privada e as instituições de ensino e pesquisa. Essa é uma equação vitoriosa em todo o mundo, onde ganham as universidades, os pesquisadores, os estudantes, as indústrias e o povo. Um exemplo é o Canadá, que levou as indústrias da aviação e da mineração para dentro de suas universidades e teve excelentes resultados, que em nada feriram a liberdade de pesquisa dos estudiosos", afirmou.

O reitor Cândido Albuquerque, que junto com o titular da PROINTER representou a administração superior na solenidade, lembrou aos presentes a finalidade da academia, que não pode se reduzir a uma "escola" de nível superior. "Além de qualificar sua comunidade, a Universidade tem a missão de transformar a sociedade na qual se insere. Transformar o povo, para transformar a cidade, o estado, a região e o País. A UFC é uma Instituição que personifica isso", apontou.

O dirigente máximo também relatou contribuições da casa – como a concepção do Elmo (capacete de respiração assistida) e pesquisas recentes como a com derivados da pele de tilápia e a da recém-desenvolvida Wolf Mask (outro equipamento de auxílio respiratório) – que têm fomentado um ecossistema inovador na UFC. "Criamos o Condomínio do Empreendedorismo e Inovação em plena pandemia, colocamos em funcionamento nosso Parque Tecnológico e aqui temos um campus inovador liderado por um russense da melhor qualidade [o Prof. Lindberg Gonçalves]. A UFC em Russas será, sem dúvida, um fator de desenvolvimento sustentável, criando novas possibilidades para a juventude e para o empresariado da região", disse, reforçando que o protocolo hoje assinado expressa uma visão contemporânea de universidade.

 

 

 

Fonte: Universidade Federal do Ceará

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também