TV Jaguar

Postado em 04/12/2021 às 08:00:00

compartilhar

Projeto Circula Ceará acontece em Russas entre os dias 07 e 11 de dezembro e promove ações culturais

 Projeto Circula Ceará acontece em Russas entre os dias 07  e 11 de dezembro e promove ações culturais

Depois de promover uma programação intensa no Maciço de Baturité, o Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a  Fundação Nacional das Artes (Funarte), realizará programação em mais duas cidades. Entre os dias  07 e  11 de dezembro, a cidade de Russas  será transformada no palco do Circula Ceará. 

Depois de promover uma programação intensa no Maciço de Baturité, o Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a  Fundação Nacional das Artes (Funarte), realizará programação em mais duas cidades. Entre os dias  07 e  11 de dezembro, a cidade de Russas  será transformada no palco do Circula Ceará. 

Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. Após Russas, o projeto segue para a cidade de Horizonte, onde entre os dias 14 e 18 de dezembro, também realizará programação artística e de formação, ocupando os espaços públicos e equipamentos culturais.   

A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.    Para saber mais informações e acompanhar a programação basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br 

 

Circula CearáEstimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão, as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).Em Russas, conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC-Campus Russas),  Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado l do Ceará (Sintsef-Russas),  Oficina de Arte Teatro & Cia,  Prefeitura Municipal de Russas e da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte  de Russas.  Em Horizonte, conta com o apoio da  Prefeitura Municipal de Horizonte e Secretaria de Cultura e Turismo.

A produção é da Assum Preto Produções. O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura.

Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.   Ações institucionais  Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado.

Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult;

os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura.  

Cada cidade irá receber 

• 2 grupos de teatro 

• 2 grupos de música

 • 2 grupos de dança 

• 1 grupo de circo 

• 1 grupo de cultura popular e tradicional 

• 1 exposição fotográfica 

• 1 projeto de intervenção urbana 

• 1 oficina de acessibilidade cultural 

• 1 mediação de leitura   

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também