TV Jaguar

Postado em 06/01/2022 às 10:00:00

compartilhar

Após novo decreto, Prefeitura de Russas adota novas estratégias para enfrentamento ao Covid-19 e Influenza.

Após novo decreto, Prefeitura de Russas adota novas  estratégias para enfrentamento ao Covid-19 e Influenza.

Diante do crescente número de sintomas gripais e superlotação de unidades de saúde, profissionais da Secretaria Municipal de Russas (SEMUS) e Procuradoria Geral, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (05), para elaboração de estratégias para o enfrentamento a Covid-19 e a Influenza, durante os próximos 03 (três) meses. As ações deverão estar em prática já nos próximos dias.

Estiveram presentes a Secretária da SEMUS, Ana Kelly Leitão, a Procuradora Geral do Município, Ticiana Sampaio, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Renata Bezerra, o enfermeiro Adriano Nogueira, responsável pelo monitoramento da COVID-19, a Coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Tamara Gurgel e o Auditor Médico do Município, Dr. Gustavo de Araripe.

 

Confira as principais medidas adotadas pela SEMUS para o enfrentamento à Covid-19 e a Influenza:

🔹 Unidade de Pronto Atendimento – UPA

A UPA receberá uma terceira equipe de profissionais durante os turnos manhã e tarde, com mais 01 (um) médico, (01) uma enfermeira e (01) uma técnica de enfermagem. A equipe avaliou que durante esses turnos a procura pelo atendimento na unidade aumenta. Dessa forma, a UPA passará a ter três equipes completas de profissionais. O trabalho da terceira equipe da UPA terá início sexta-feira (07)

 

🔹 Unidades Básicas de Saúde – UBS

Mais 02 (duas) Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) passarão atender síndromes gripais. Atualmente as UBS’s de Flores, Bonhu e Lagoa Grande, no período da manhã atende aos programas de Saúde da Família e a tarde atendem síndromes gripais. A partir de segunda-feira (10), as UBS de Nossa Senhora de Fátima e Planalto, também receberão a mesma estrutura de atendimento. A medida é para que pacientes com sintomas gripais procurem atendimento na atenção primária. Os novos horários nas UBS’s Nossa Senhora do Rosário e Planalto, terão início segunda-feira (10).

 

🔹 Instalação do CASG

A SEMUS também instalará, temporariamente, o Centro de Atendimento às Síndromes Gripais (CASG), que funcionará nos próximos três meses no Centro de Especialidades Médicas do Município (CEM).

Durante três meses, os atendimentos com especialidades darão lugar para o enfrentamento às síndromes gripais, com serviços de triagem, testagem, atendimento e ambulatório. O início da oferta do serviço terá início segunda-feira (17).

 

🔹 Vacinação

Além da vacinação que já acontece em todas as 21 salas de vacinas distribuídas no município, haverá uma equipe de apoio instalada no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Serão disponibilizadas a primeira dose (D1) a partir de 12 anos (para quem nunca tomou), segunda dose (D2) pra quem está com dose atrasada de Pfizer, Coronavac e AstraZeneca (estas duas últimas mediante agendamento);

 

🔹 Reforço da Janssen;

Reforço da Pfizer, pra quem está com intervalo de quatro (04) meses completos da dose 2;

A vacinação no CER terá início próxima segunda-feira (10). 

 

🔹 Busca Ativa

Equipes da SEMUS farão busca ativa para identificar quem está com a vacinação atrasada ou quem ainda não foi imunizado, buscando justificativa ou no caso, convencimento, falando da importância da imunização.

 A busca ativa iniciará entre os servidores públicos municipais.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também