TV Jaguar

Postado em 03/02/2022 às 09:00:00

compartilhar

Gincana Ambiental Escolar, com ênfase em coleta seletiva será lançada em Tabuleiro do Norte

Gincana Ambiental Escolar, com ênfase em coleta seletiva será lançada em Tabuleiro do Norte

Tabuleiro do Norte-Ce é um dos 13 municípios que compõem o Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Vale do Jaguaribe (CGIRS-VJ), cujos entes, junto ao Ministério Público Estadual, em 2017, pactuaram um Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), o qual apresenta metas, dentre as quais: implantação da coleta seletiva e elaboração de material didático sobre educação ambiental, com ênfase em resíduos sólidos.

O cumprimento dessas metas sempre foi prioridade na gestão do Prefeito Rildson Vasconcelos, que, através do Secretário de Meio Ambiente – Edicélio Targino – e de sua equipe, em 2018, implantaram o programa de coleta seletiva no município, conjuntamente com catadores de materiais recicláveis, que se voluntariaram e acreditaram na ideia.

Desde então, o município disponibilizou veículos automotores, bicicletas adaptadas e espaço para a acumulação dos recicláveis, enquanto os catadores percorriam a cidade, coletando o material separado pela população.

Essa parceria, iniciada em 2018, já colhe frutos! Até 2021, no município, mais de 200 toneladas de recicláveis deixaram de ir para o lixão municipal, remunerando em cerca de R$ 80 mil os catadores envolvidos, fazendo do município, parada obrigatória para outros municípios que também estão implantando e/ou executando a coleta seletiva.

Ciente de que esses números podem ser ainda melhores, após exposição preliminar ao Prefeito, Dr. Rildson Vasconcelos, na tarde do dia 02 de fevereiro de 2020, Edicélio Targino e sua equipe se reuniram com os diretores da rede pública municipal de ensino, para fazer a entrega de material didático adquirido e distribuído pelo CGIRS-VJ, consistindo em kits de práticas pedagógicas e jogos de cartas, além de explicar a proposta da I Gincana Ambiental Escolar no município de Tabuleiro do Norte, a qual consiste em disponibilizar material escolar inédito, contendo conceitos, práticas e explicações sobre gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, a todos os alunos da rede pública municipal.

 

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também