TV Jaguar

Postado em 04/06/2022 às 09:00:00

compartilhar

Limoeiro do Norte conquista 8° lugar dos 184 municípios cearenses em desempenho na Atenção Primária à Saúde

Limoeiro do Norte conquista 8° lugar dos 184 municípios cearenses em desempenho na Atenção Primária à Saúde

Limoeiro do Norte foi confirmado na oitava posição dentre os 184 municípios cearenses no programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS).

O município ainda ficou 77° colocado dentre os 5.568 municípios brasileiros, obtendo nota 9.64 no Indicador Sintético Final (ISF) equivalente a 96,40%. A classificação considera componentes como cadastro de pessoas, indicadores de saúde e credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde (MS).

As notas mais elevadas refletem o esforço dos municípios em cumprir os indicadores, beneficiando a população que acessa os serviços da atenção primária e os próprios municípios, que têm acesso mais amplo aos financiamentos do MS.

🔹 Metodologia
Para obter boa avaliação, o município precisa manter bom desempenho em sete indicadores principais: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

🔹 Previne Brasil
Com implantação iniciada em 2020, o programa Previne Brasil tem como proposta aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização de gestores e de profissionais pelas pessoas que assistem.

A iniciativa leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: captação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Limoeiro do Norte

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também