TV Jaguar

Postado em 18/06/2022 às 10:00:00

compartilhar

Russas é a única cidade do Ceará a registrar mortes por Covid nas duas primeiras semanas de junho

Russas é a única cidade do Ceará a registrar mortes por Covid nas duas primeiras semanas de junho

O município de Russas, foi o único do Ceará a registrar mortes por Covid-19 nas duas primeiras semanas do mês de junho, segundo dados do IntegraSUS.

Conforme a plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 1º a 14 de junho, o Estado registrou dois óbitos por Covid, que ocorreram no município do interior cearense. A taxa de mortalidade de Russas é de 2,6, superior à letalidade de 0,1 do Ceará no período.

Nos primeiros 14 dias deste mês a cidade teve ainda 30 casos confirmados da doença. O número é 96,2% menor que o registrado no mesmo período de maio, quando Russas teve 780 casos e 9 óbitos pela doença. Desde o início da pandemia, o município de quase 72 mil habitantes teve 14.134 casos e 220 óbitos por Covid.

 

 

Perfil das vítimas

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Russas, os óbitos causados por complicações causadas por Covid ocorreram, respectivamente, nos dias 9 e 11 de junho e as vítimas eram do grupo de risco.

A primeira paciente do sexo feminino, de 49 anos procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas no dia 9, com quadro de pneumonia. Na mesma data, segundo a pasta, a vítima foi diagnosticada para Covid-19 após a realização de teste antígeno, seguindo o protocolo, sendo imediatamente internada para tratamento, mas foi a óbito no mesmo dia.

A Secretaria afirma ainda que a paciente fazia parte do grupo de risco, sofria de diabetes melitus e de doença cardiovascular crônica. Ela já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária.

A segunda vítima, também do sexo feminino, de 82 anos, procurou o Hospital e Casa de Saúde de Russas no dia 10 de junho, sendo internada por conta de quadro de úlcera. Na mesma data, ela passou pelo teste que diagnosticou a Covid.

Assim como a primeira vítima, a paciente também tinha diabética e tinha sequelas de um acidente vascular cerebral. A idosa, que já havia tomado todas as doses da vacina estabelecidas para a sua faixa etária, foi a óbito no dia 11 de junho, durante internação para o tratamento.

"A Prefeitura de Russas lamenta os óbitos das duas pacientes e externa aos parentes e amigos as mais sinceras condolências neste momento de enorme dor. Reforçamos ainda que nos últimos 3 meses (março, abril e maio) o município registrou apenas 21 casos confirmados de Covid-19", disse a prefeitura.

 

 

Testagem e vacinação

Com o aumento das síndromes gripais e arboviroses em todo o país, seguindo determinação da Sesa, o município intensificou a realização de testes de Covid-19 em todos os casos suspeitos, registrando 90 casos confirmados agora em junho.

Nesta quarta-feira a prefeitura de Russas ofertou testagem gratuita à população em uma ação realizada na Praça da Igreja Matriz.

Conforme o último Vacinômetro da cidade, com dados atualizados em 9 de junho, Russas já havia aplicado 181.904 doses. Sendo 90,70% da população vacinada com a 1ª dose; 90,19% com a 2ª dose; 61,36% com a 3ª dose; 54,61% com a 4ª dose; 69,36% com a primeira dose pediátrica e 49,17% com a segunda dose pediátrica.

De acordo com a prefeitura, a campanha de vacinação permanece em todas as unidades básicas de saúde do município e em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas e que vem realizando busca ativa de moradores que ainda não completaram o esquema vacinal estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização.

O município também adotou a última recomendação do decreto estadual para estimular o uso de máscaras em locais abertos e fechados com grande aglomeração.

 

 

 

Fonte: G1 Ceará

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também