No local, foram distribuídas cartilhas educativas para as crianças sobre conscientização nos cuidados com os animais, além dos atendimentos ofertados, como consultas e castração. Durante a tarde, também foram oferecidos vários petiscos para os animais que estavam aguardando o serviço.
Para o aposentado Antônio Jucá, 56, que levou sua cadela Lalau para castrar, a importância do VetMóvel está na gratuidad, já que os serviços particulares possuem um preço elevado para o bolso da maioria dos fortalezenses. “Para mim, esse projeto da Prefeitura é muito importante, pois ele reduz o número de cachorros de rua”. Antônio já estava na sua segunda vez e destacou competência dos profissionais. “O atendimento é ótimo, os profissionais são muito bons, estou muito feliz”.
“É tão bom para nós, profissionais veterinários, quanto para os tutores, então é uma iniciativa muito boa”, relatou Iago Braga, cirurgião veterinário que atua há um ano no VetMóvel. Para oele, o programa beneficia de forma significativa a população de bairros com menos recursos da cidade. “As clínicas hoje cobram um preço bem elevado, o que, pra maioria da população, é caro, e aqui o serviço tem uma acessibilidade enorme já que é gratuito”, conta.
No último levantamento, o VetMóvel já ultrapassou 29 mil castrações, 27 mil consultas clínicas e 159 mil serviços. Além disso, as atividades são periódicas e já alcançaram 54 bairros, abrangendo todas as 12 regionais da cidade.
Para Marcel Girão, secretário de Proteção Animal Fortaleza, o aniversário do VetMóvel é um marco, já que a iniciativa foi abraçada pelos fortalezenses e reduziu o número de abandonos de animais. “É motivo de muita alegria, porque a gente sabe que há alguns anos atrás não tinha esse tipo de serviço aqui na cidade”. O secretário também pontuou os impactos positivos na cidade, já que a garantia desses serviços não ajuda apenas os tutores, mas os animais, que buscam amor, carinho e saúde. Além disso, Marcel informou que há a perspectiva do aumento no número de pontos em Fortaleza. “A Coepa está trabalhando cada vez mais para o aumento no número de pontos e serviços”, afirmou.