TV Jaguar

Postado em 24/06/2022 às 18:00:00

compartilhar

FORTALEZA - Secretaria Municipal da Saúde destaca a importância do esquema vacinal completo para toda a população fortalezense

FORTALEZA - Secretaria Municipal da Saúde destaca a importância do esquema vacinal completo para toda a população fortalezense

A vacinação contra Covid-19 segue avançando em Fortaleza, com mais de 6,2 milhões de doses até este mês de junho - foram 2.395.666 primeiras doses, 2.263.809 segundas doses, 1.372.519 terceiras doses e 222.855 quartas doses. O desafio, mesmo com números expressivos, é continuar ampliando a cobertura vacinal em toda a população fortalezense, com atenção especial às doses de reforço (terceira e quarta dose), conforme destaca a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

“É de extrema importância que a população fique atenta aos prazos e complete seu esquema vacinal. Precisamos avançar nessas doses de reforço, temos pessoas com mais de seis meses sem uma dose de reforço e a gente sabe que, ao passar dos meses, a proteção conferida para vacina vai diminuindo, por isso, o Ministério da Saúde autorizou um segundo reforço (D4). Então, se você já tem quatro meses que tomou a segunda dose, busque um ponto de vacinação e tome a sua terceira dose. Caso tenha mais de 40 anos, e já tenha quatro meses da terceira dose, já pode tomar a quarta dose”, orienta.

Vale ressaltar que Fortaleza segue ampliando o público-alvo da quarta dose devido à importância para o cenário epidemiológico da cidade. A titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a atenção necessária quanto ao comparecimento nos pontos de vacinação.

“Estamos trabalhando com uma campanha que contempla todas as fases, não é mais necessário agendamento, agora basta ter cadastro no Saúde Digital (plataforma da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará) e se dirigir ir a um dos nossos centros de vacinação. No nosso sistema, temos quase 197 mil cadastrados que não foram receber sua primeira dose, temos ainda mais de 190 mil faltosos da segunda dose, cerca de 616 mil faltosos da terceira dose e da quarta dose, no público a partir de 40 anos, são mais de 158 mil pessoas. É muito importante que esse público se conscientize e busque colocar em dia sua proteção”, reforça.

A vacinação em Fortaleza ocorre, atualmente, sem a necessidade de agendamento prévio, na modalidade de livre demanda, em cerca de 60 postos de saúde da Capital, quatro shoppings (Riomar Papicu, Riomar Kennedy, Iguatemi e Central), Sesi Parangaba e Centro de Eventos, na modalidade drive-thru. Nos postos de saúde, a vacinação ocorre de 9h às 16h, com intervalo para o almoço, de 12h às 13h. Nos demais locais, o horário é de 9h às 17h.

A programação diária com os locais de aplicação é divulgada no Portal da Prefeitura de Fortaleza.

 

 

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também