TV Jaguar

Postado em 13/12/2016 às 07:00:00

compartilhar

Tabuleiro do Norte: As obras da construção do Condomínio Solar chegaram ao FIM

Tabuleiro do Norte: As obras da construção do Condomínio Solar chegaram ao FIM

Com a conclusão, cerca de 40 farmácias da rede serão abastecidas por energia solar no Ceará. Construído na cidade de Tabuleiro do Norte, no Ceará, o empreendimento é o primeiro Condomínio Solar em geração distribuída do Brasil. O projeto de R$ 7 milhões de investimento foi desenvolvido pela Prátil, empresa de soluções do Grupo Enel, e conta com3.420 placas fotovoltaicas distribuídas por uma área de 35 mil metros quadrados. Com potência total instalada de 1.060 kWp, o condomínio poderia abastecer cerca de 900 residências todos os dias.

No entanto, o primeiro cliente a fechar todos os lotes de energia solar foi a rede de farmácias Pague Menos, única varejista presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Preocupado com a inovação e sustentabilidade, o presidente da rede de farmácias Francisco Deusmar de Queirós está muito satisfeito com a medida, “Esta iniciativa não só está em conformidade com a sustentabilidade que buscamos para o nosso negócio, como também contempla um dos tripés das Farmácias Pague Menos, que é o da inovação”, afirma. A rede receberá 1.750 mWh por ano, o que representará uma economia em torno de 8% ao mês nas contas de luz da Pague Menos.

O projeto da Prátil funciona como um condomínio, com vários lotes de microgeração que podem ser utilizados para o autoconsumo remoto.

Nesta modalidade, o cliente pode produzir sua própria energia em um local diferente do consumo, desde que as áreas estejam na mesma área de concessão, com obtenção de créditos na conta de energia. O responsável da área de geração distribuída da Prátil, Rafael Coelho, explica que o empreendimento funciona como a instalação da energia solar em uma residência, mas com a vantagem de o cliente não precisar de espaço para o painel no telhado. “Com isso, o cliente garante o preço da energia antecipadamente e obtém descontos na conta de luz, já que toda a energia gerada pelos painéis solares implantados pela Prátil é injetada na rede elétrica.”, comenta Rafael.

Além dos benefícios trazidos pela Resolução Normativa 687 da ANEEL, como o autoconsumo remoto, consumir energia solar tornou-se ainda mais atrativo no Ceará, já que a produção de energia por micro e minigeradores no Estado passou a ser isenta do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), por meio de medida aprovada pelo Confaz. Atualmente, a medida é válida para 19 estados mais o Distrito Federal.

Continue acompanhando o nosso blog para estar sempre por dentro das notícias do mercado de energia solar! Para conhecer outros projetos de energia solar da Prátil, acesse aqui.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Enel

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também