TV Jaguar

Postado em 11/01/2017 às 17:00:00

compartilhar

Escola Padre Arselino no sítio Socorro, um cemitério de carteiras escolares.

Escola Padre Arselino no sítio Socorro, um cemitério de carteiras escolares.

Na última semana de dezembro de 2016, a reportagem da TV Jaguar foi até a comunidade de Socorro, a cerca de 4 quilômetros do centro da cidade, onde na oportunidade visitou a escola municipal Padre Arselino Viana Arraes e a quadra de esportes anexa ao colégio, que estava servindo de depósito de descarte de material público da Prefeitura municipal.

Chegando ao colégio, abandonado há vários anos, o acesso a parte interna ocorreu facilmente visto que apenas um frágil cordão segurava o portão da quadra de esporte. Já o acesso ao colégio foi feito por uma passagem que liga o colégio à quadra, que até bem pouco tempo era usada pela comunidade.

Ao adentrar as estruturas é possível visualizar um verdadeiro cemitério de carteiras escolares, bebedouros e outros equipamentos que aparentemente foram deixados por traz dos muros da escola do Socorro, para que lentamente fossem degradados pela ação do tempo, longe dos olhos da comunidade, já que esta é verdadeiramente quem compra os equipamentos administrados pela Prefeitura.

Passeando pelo pátio e nas antigas salas de aulas da escola Padre Arselino, constatamos ainda mais descasos com a coisa pública. No pátio, pelo menos 6 bebedouros estavam largados ao deus dará, assim como diversas impressoras que se encontravam espalhadas na terra e nas salas abertas sobre centenas, talvez milhares de livros didáticos amontoados ou jogados no chão degradando-se lentamente.

O questionamento fica: se não prestava, porque guardar? E se tinha jeito para concertar os equipamentos, móveis e utensílios, porque não concertaram, preferindo comprar novos ou alugar a apadrinhados políticos?

Ressalte-se também que se a intenção era se livrar do que não servia, o lugar mais apropriado para isso seria o lixão, onde grande parte do material seria reciclado pelos catadores que ali trabalham.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também