TV Jaguar

Postado em 05/06/2017 às 16:30:00

compartilhar

Audiência pública discutirá a retração do comércio varejista em 2016

Audiência pública discutirá a retração do comércio varejista em 2016
Foto: Ilustrativa (ADVFN)

Quais os fatores que levaram o comércio brasileiro a ter a maior retração econômica de sua história? Essa e outras questões serão discutidas em audiência pública proposta pelo deputado federal Adail Carneiro (PP-CE) na próxima quinta-feira (08/06), às 9h30, no plenário 5 da Câmara dos Deputados.

O evento é organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados. Carneiro apresentou um requerimento que foi aprovado na reunião deliberativa ordinária de 29 de março.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que o volume de vendas do comércio varejista registrou a maior queda no mês de dezembro de 2016, em comparação ao início da pesquisa em 2001. Quando comparado ao mês anterior, as vendas caíram 2,1% e em dezembro de 2015, a redução foi de 4,9%.

Ainda de acordo com a pesquisa, em 2016 o comércio varejista restrito, que não inclui o comércio de veículos automotores e materiais de construção, observou uma retração de 6,2% no volume de vendas, em relação ao ano de 2015. A queda do comércio ampliado, incluídos veículos e materiais de construção, na comparação com 2001, foi ainda maior: 8,7%.

Para enriquecer o debate, foram convidados o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira; o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio Oliveira Santos; o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto; o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto; o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Cesar Haumi; o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti; o presidente do Instituto Para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Antonio Carlos Pipponzi; e o presidente da Associação Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

Serviço:

O que: Audiência Pública – Retração do Comércio Varejista em 2016
Quando: quinta-feira, 8 de junho de 2017
Horário: 9h30
Onde: Plenário 5 do Anexo II da Câmara dos Deputados
Informações: Gabinete do Deputado Federal Adail Carneiro. (61) 3215-5335

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Assessoria Dep. Adail Carneiro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também