TV Jaguar

Postado em 27/06/2017 às 05:00:00

compartilhar

Gestores municipais visitam campus do IFCE de Jaguaribe

Gestores municipais visitam campus do IFCE de Jaguaribe

Campus do IFCE Jaguaribe estreita laços com municípios jaguaribanos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Jaguaribe recebeu neste mês a visita de gestores das prefeituras dos municípios de Jaguaribe e Jaguaribara. O Diretor-Geral do IFCE Jaguaribe, Izamaro de Araújo, abriu o encontro fazendo uma apresentação geral da unidade do IFCE, mostrando a infraestrutura atual construída e os cursos em funcionamento, o crescimento do número de alunos e servidores e o planejamento para abertura de novos cursos. Durante o encontro foram ainda discutidas ações conjuntas para alcançar o planejamento traçado, assim como a prospecção de novas áreas de relevância para a região buscando estratégias para melhorias da infraestrutura necessária. Outras ações foram discutidas visando a maior proximidade entre o IFCE e os municípios, fortalecendo o elo cotidiano, principalmente no que tange a logística, acolhimento e vivência dos estudantes oriundos destas duas cidades, que as que mais têm alunos frequentando cursos no Campus do IFCE em Jaguaribe.

Para o Diretor-Geral do IFCE Campus Jaguaribe, Izamaro de Araújo, a visita dos gestores do Vale Jaguaribano às instalações do Instituto complementa o diálogo já realizado este ano com o Reitor Virgílio Araripe “abrindo novas possibilidades de se pensar ações conjuntas que deem suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão e o fortalecimento dos laços entre as administrações públicas municipais e o IFCE Jaguaribe, ampliando a médio e longo prazos ações nas áreas de planejamento, infraestrutura, educação, tecnologia e gestão e a ampliação de novos cursos.”

Para Izamaro, é muito importante que o campus amplie as parcerias com os poderes públicos municipais das cidades da região, fortalecendo o vínculo com aquelas que já possuem um significativo número de alunos atendidos pelo instituto, como Jaguaribara, e ampliando a ligação com outros municípios. “Esperamos que, além de manter esse diálogo constante, ampliemos com outros municípios de onde nossos alunos são oriundos, garantindo assim uma melhor infraestrutura e acolhimento a esses jovens”, destaca o Diretor-Geral do IFCE Jaguaribe.

NECESSIDADE DE NOVOS CURSOS

Segundo o Vice-prefeito de Jaguaribe, Kassius Mourão, a importância deste encontro é debater a perspectiva de desenvolvimento estrutural do Campus, com a possibilidade de implementação de novos cursos, melhorando o atendimento à população da nossa região. “Os cursos públicos e gratuitos que o IFCE campus Jaguaribe oferecem são muito importantes para a juventude, pois dão uma possibilidade de educação e crescimento profissional. Nós queríamos bater na tecla que nós entendemos que a capacitação dos jovens estudantes no nosso município é muito importante para o nosso desenvolvimento humano, social e econômico. ” Para Mourão, a vinda de novos cursos, como o de Engenharia de Computação que está prevista, é muito importante para que os setores produtivos de Jaguaribe possam crescer, com a formação de novos profissionais ocupando áreas estratégicas de desenvolvimento. “Um curso de Engenharia de Aquicultura, de Agronomia, Medicina Veterinária, assim como outros cursos nas áreas de agronegócio e agroindústria, técnico em edificações e outros, podem evitar a migração de nossos jovens para outros municípios na busca por qualificação e trabalho.

AMPLIAÇÃO DAS PARCERIAS

Segundo Alber Peixoto, Coordenador de Execução Orçamentária e Financeira, a deficiência de orçamento, consequência da crise econômica, política e institucional dos últimos meses, acarretou que algumas ações de infraestrutura fossem prejudicadas. Necessitou-se assim, complementa Alber Peixoto, que as parcerias com as prefeituras fossem ampliadas. Ele destaca, entre outras ações firmadas, a manutenção do transporte escolar pela gestão municipal de Jaguaribe e ampliação da cobertura com vistas ao atendimento de novos cursos implantados, possibilitando a vinda de alunos de vários pontos do município, assim ações conjuntas para a ampliação e melhoria da infraestrutura do campus.

SECRETARIAS MUNICIPAIS

Quatro secretários da cidade de Jaguaribe estiveram presentes na reunião. Representando o Prefeito José Abner, estiveram o Vice Prefeito de Jaguaribe Kassius Mourão, o Secretário de Planejamento e Gestão Valnei Peixoto, a Secretária de Educação e Cultura Aparecida Lima e a Secretária de Ciência e Tecnologia Maria de Fátima Diógenes. De Jaguaribara, representando o prefeito Joacyr Alves dos Santos, compareceram o Secretária de Educação João Paulo Leite, a Secretária de Saúde Ianny Dantas, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca Jocivania Bezerra. Além do Diretor-Geral do Campus do IFCE Jaguaribe, Izamaro de Araújo, estiveram presentes da instituição a Chefe do Departamento de Ensino Efigênia Alves, o Coordenador de Execução Orçamentária e Financeira Alber Peixoto e o Chefe do Departamento de Administração e Planejamento Márcio Araújo.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / ASCOM-IFCE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também