TV Jaguar

Postado em 10/10/2017 às 14:00:00

compartilhar

Alcy porto, Lira Neto e Rosinha de Miguel receberãoTítulo de Doutor Honoris Causa em grande evento no litoral leste

Alcy porto, Lira Neto e Rosinha de Miguel receberãoTítulo de Doutor Honoris Causa em grande evento no litoral leste

Evento para trezentos convidados, entre eles muitas autoridades, abrilhantará a noite de Aracati no campus da Faculdade Vale do Jaguaribe - FVJ, dia 10 outubro. No conturbado contexto sociopolítico atual do país, perceber, eleger e divulgar os referenciais humanos de nosso tempo torna-se uma tarefa obrigatória das ágoras do saber.

Nesse sentido, o Conselho Superior da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ, presidido pela Doutora Maryland Bessa Pereira Maia,   com sede em Aracati (fvj.br), estado do Ceará, atualmente com cerca de três mil alunos de graduação e mil e quinhentos em cursos de pós-graduação no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí,  em sessão solene, às dezenove horas do dia dez próximo,  realizará a outorga do Título de Doutor Honoris Causa - comenda maior da instituição, em reconhecimento à importância de três cearenses: o economista Alci Porto Gurgel Júnior, o jornalista e escritor João de Lira Cavalcante Neto e a empreendedora  Maria Miguel de Oliveira - Dona Rosinha.

A outorga do Título Doutor Honoris Causa pela Faculdade do Vale do Jaguaribe ao completar 18 anos de atuação com sede em Aracati é uma iniciativa prevista em seu regimento devendo ser um evento bianual, a partir deste ano.

A FVJ, ressalte-se, em parceria com o Instituto Vale do Jaguaribe - IVJ (ivj.org.br), atua incansavelmente para o desenvolvimento sustentável integrado da Região do Vale do Jaguaribe e do Litoral Leste cearense com projetos que impactam diretamente na melhoria de qualidade de vida da população, conforme se pode conferir por amostra em seu Balanço Social 2016.  Destacar os valores estelares de nossa sociedade, honrando aqueles que contribuem com o engrandecimento de nossa gente é mais um importante passo para o cumprimento de sua missão de formar líderes. Toda a solenidade será permeada com a interpretação de clássicos nacionais e internacionais   pelo tenor Ricardo Máximo.

OS TITULADOS

Alci Porto Gurgel Júnior - Diretor Técnico do SEBRAE-CE  

O cearense Alci Porto Gurgel Júnior é economista, graduado pela Universidade Federal do Ceará- UFC, com especialização em “Formação de Consultores” pela Universidade de São Paulo - USP, “Planejamento, Projeto e Mercado Turístico” pela Universidade Paulista - UNIP, “Políticas Públicas para as Micro e Pequenas Empresas”, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e “Formação de Consultores em Gestão Empresarial – Foco na Pequena e Média Empresa”, pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE.

Participou de vários cursos, tendo como destaque o Programa “Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento – Métodos e Instrumentos para Ação Institucional”, pela Universidade de Valência na Espanha, o Programa de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais, na França, do Programa de Estratégias para Inovação em Novos Mercados pela Wharton Universidade da Pensilvânia e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), realizado em Aquiraz/CE e também do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do SEBRAE pela Universidade Corporativa do SEBRAE e Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, na Itália. Com uma vida inteira dedicada ao SEBRAE e à causa das micro e pequenas empresas, ele entrou na instituição como estagiário. Em 1988, passou a consultor técnico.

De 1993 a 1997 assumiu a coordenação de diversas Unidades/Escritórios Regionais do SEBRAE/CE. A partir de 1999, assumiu cargos diretivos sendo, primeiramente, a Diretoria-Técnica e em seguida a Superintendência, em 2005. Em 2007, foi escolhido para assumir, novamente, a Diretoria-Técnica do SEBRAE/CE, cargo para o qual vem sendo reconduzido, sendo sempre reeleito por unanimidade. Liderança reconhecida dentre os gestores do Sistema SEBRAE, foi presidente da ABASE, no período de 2011 a 2013, e vice-presidente, de 2007 a 2009, quando desempenhou importante papel de articulação na campanha pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que veio garantir um ambiente mais favorável aos pequenos negócios do País.Em 2015, pela terceira vez foi laureado com o prêmio de melhores executivos estaduais de 2015, uma das categorias do Prêmio Destaques Políticos e Administrativos do Estado. 

Lira Neto (João de Lira Cavalcante Neto) -  Jornalista e Escritor cearense especializado em biografias.  

Lira Neto fez o ensino médio na antiga Escola Técnica Federal do Ceará, atual Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET-CE), onde cursou Tecnologia em Estradas e obteve o diploma de técnico em Topografia. Porém, nunca exerceu a profissão.Antes de dedicar-se ao jornalismo, trabalhou como professor de História, Redação e Literatura, em vários colégios de Fortaleza.Cursou Filosofia (Faculdade de Filosofia de Fortaleza), Letras (Universidade Estadual do Ceará) e Jornalismo (Universidade Federal do Ceará).

Como jornalista, começou como revisor do Diário do Nordeste (Fortaleza) e posteriormente transferiu-se para o Jornal O Povo da mesma cidade, no qual ocupou entre outras funções as de repórter especial, editor de cultura e ombudsman.Nos início do anos 80, ainda morando em Fortaleza, escreveu e publicou poesia alternativa, destacando-se como um dos principais nomes da chamada "poesia marginal" do Ceará. São desta época uma série de folhetos xerocados e mimeografados de sua autoria, como Gamões & Fliperamas, Roteiro dos Círculos e Girassol Marginal.Radicado hoje na cidade de São Paulo, possui artigos, entrevistas e reportagens publicados em alguns dos principais jornais e revistas do Brasil., sendo colunista da Folha de São Paulo.Além de jornalista e escritor, também é editor de livros. Já trabalhou como coordenador editorial de duas editoras: Edições Demócrito Rocha (Fortaleza) e Contexto (São Paulo).

Em 2007, foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria melhor biografia do ano, pelo livro O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar ou a mirabolante aventura de um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil (Editora Globo). O extenso subtítulo da obra é uma referência à estética do folhetim do século XIX.Obras- A herança de Sísifo: Da arte de carregar pedras como ombudsman na imprensa (EDR, 2000);- O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo (EDR, 1999);- Castello: A Marcha para a Ditadura (2004); - Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no sertão (Companhia das Letras, 2009);- Getúlio (1882 - 1930): Dos Anos de Formação à Conquista do Poder (Companhia das Letras, 2012);- Getúlio (1930 - 1945) (Companhia das Letras, 2013); - Maysa: Só numa multidão de amores (Editora Globo, 2007);- O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar (Editora Globo, 2006);- Uma História do Samba - Vol. 1 - As Origens (Companhia das Letras, 2017); 

Maria Miguel de Oliveira - Dona Rosinha - Empreendedora da Comunidade de Mocotó - Várzea Alegre  Primogênita de agricultores em uma família de 15 filhos.

A artesã aprendeu a conviver com um problema congênito de atrofia dos membros, se tornando um exemplo de superação. Devido sua limitação física, começou com o artesanato aos 8 anos de idade, estudou o segundo grau completo e por iniciativa própria, erradicou o analfabetismo na comunidade de Mocotó, lutando não só contra o preconceito, mas também contra a mortalidade infantil em Várzea Alegre. Outra preocupação da dona Rosinha foi ensinar o ofício do artesanato aos moradores promovendo a integração social e a geração de renda.

Superando a perda de seus pais, Rosinha e suas irmãs Ceilda e Cileide (que não se encontra mais conosco), junto com a comunidade em mutirão, arrecadaram fundos para a construção do prédio que funciona como sede para a fabricação de seus produtos. Atualmente mais de 1000 pessoas sobrevivem da produção de redes através da Associação Comunitária do Sítio Mocotó, gerando renda mensal para os associados. O artesanato das redes foi reconhecido pelo Prêmio Mulher de Negócios e Prêmio SEBRAE Top 100 de Artesanato, que distingue as 100 unidades produtivas de artesanato mais competitivas do Brasil.

O grupo trabalha de forma sustentável a fabricação de redes de algodão para dormir. Em 2013, foi selecionada para participar da exposição “Mulher Artesã Brasileira”, que aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. E incluiu, além da mostra de trabalhos das artesãs e fotografias, um documentário, uma conferência e a publicação de um livro. "Conhecendo melhor sua vida..."O que Deus nos deu: a inteligência e a coragem. O que Deus não colocou nos braços e nas pernas, colocou no coração." Com essa convicção, Rosinha mudou a história de sua comunidade e da própria vida. Devido sua limitação, não podia trabalhar na roça como os outros, então, aos 8 anos de idade começou a fazer a arte do crochê, que aprendeu com sua mãe e tias. Ficou órfã de mãe aos 12 anos e nos anos 90 seu pai também faleceu. Foi um período difícil mas de grandes mudanças.

Daí, passaram a ensinar as adolescentes da comunidade a arte do crochê, promovendo o crescimento da comunidade que foi se desenvolvendo até a produção crescer de forma demasiada e precisar de um espaço maior para a fabricação das redes. Foi então que, através de um mutirão feito pela comunidade pôde-se arrecadar fundos para a construção do prédio que sedia a Associação Comunitária do Sítio Mocotó. Enquanto sua irmã tinha a habilidade do artesanato, Rosinha tinha o dom de comunicar, levando o seu produto em conferências, palestras e demais eventos. "O empreendedor é aquele que sai de sua casa e vai divulgar o seu empreendimento lá fora." Não é à toa que essa pequena grande mulher tornou-se vencedora de prêmios como SEBRAE Mulher Empreendedora (2006), Prêmio Mulher de Negócios e Prêmio SEBRAE Top 100 de Artesanato. 

SERVIÇO 

Dia 10 de Outubro

Solenidade de Entrega do Título de Doutor Honoris Causa 2107

Horário: 18h30min

Local: Complexo Esportivo Cultural da Faculdade do Vale do Jaguaribe - FVJ

Rodovia CE-040 Km 138 S/N, Bairro Aeroporto, Aracati - Ceará

 

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também