TV Jaguar

Postado em 14/11/2017 às 07:30:00

compartilhar

I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe reuniu autoridades de vários seguimentos culturais

I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe reuniu autoridades de vários seguimentos culturais

O evento aconteceu no sábado (11), na cidade de Alto Santo e contou a presença de representantes de movimentos culturais e juninos de várias cidades do vale do Jaguaribe, além de secretários municipais de cultura, prefeitos de várias cidades e representantes da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, da FEQUAJUCE e do deputado estadual Antônio Granja, dentre outras instituições ligadas aos movimentos culturais e tradicionais da região. O encontro tinha como objetivo principal, discutir políticas públicas de apoio para a cultura do interior do Estado, envolvendo os movimentos quadrilheiros juninos.

A prefeita Iris Gadelha, da cidade anfitriã participou ativamente dos debates em torno do apoio para a cultura do seu município e do vale do Jaguaribe como um todo. Iris Gadelha enalteceu empenho dos organizadores do evento, bem como aos representantes dos mais diversos seguimentos culturais que se reuniu na cidade de Alto Santo com o intuito de discutir as principais demandas essenciais para o desenvolvimento da cultura da região.

Representando o vereador Guilherme Sampaio, da capital cearense, Klinster Braga afirmou que para o I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe, ele trouxe como proposta, as primeiras ideia de um projeto de que está em construção, cujo projeto denomina-se de Cultura Viva do Estado do Ceará, que tem o objetivo de construir uma estrutura que possibilite uma discussão sobre os convênios entre a sociedade civil e a administração pública para o fomento à cultura.

Para Bárbara Rodrigues, secretária de cultura do município de Jaguaretama, a realização do I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe tende a fortalecer ainda mais os movimentos culturais e juninos do interior do Estado, considero como um dos movimentos culturais mais representativos da cultura popular do país. Conforme avaliou a secretária, a partir das propostas apresentadas e dos encaminhamentos catalogados, em 2018 a cultura do vale poderá atuar com uma maior expressividade.

Márcia Araújo, coordenadora de fomentos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará destacou a relevância do I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe que tem como propósito primordial discutir o fortalecimento de formação da cadeia produtiva, com debates focados na preocupação com o movimento junino. A coordenadora também demonstrou-se confiante na possibilidade de mudanças que possam contemplar de forma positiva os seguimentos culturais do interior do Estado.

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) esteve representada no I Seminário Junino do Vale do Jaguaribe pela técnica íris Lima. Ela parabenizou o produtor cultural Narcélio Francelino por ter se empenhado intensivamente em prol da realização do evento que aconteceu com muito sucesso na cidade de Alto Santo. Iris Lima também destacou o empenho dos jovens com o intuito de promover o resgate e a valorização da cultura nordestina.

 

 

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também