TV Jaguar

Postado em 01/12/2017 às 17:00:00

compartilhar

Pescador de Memórias vira filme no Revelando os Brasis

Pescador de Memórias vira filme no Revelando os Brasis

A história da coleção arqueológica de Josué Crispim, desenterrada ao longo de décadas nas dunas de Icapuí, no Ceará, começa a ser gravada nesta segunda-feira (4). Dirigido por Eliabe Crispim, o filme integra a sexta edição do Revelando os Brasis.

“Eu era pescador e, nas horas vagas, ia até as dunas. Lá, eu encontrava lança e flecha indígena e guardava. Fui acumulando esse material arqueológico, enchi uma sala”. Dessa maneira simples, Josué Crispim, morador de Icapuí (CE), conta como começou a organizar um tesouro arqueológico aos 25 anos de idade. Hoje, com 59 anos, Josué é o personagem principal do filme “O Pescador de Memórias”, que será gravado de segunda (dia 04) a quinta-feira (07/12). A direção é de Eliabe Crispim, primo de Josué selecionado na sexta edição do Revelando os Brasis.

Eliabe conta que a expectativa é grande para as gravações do filme. “A minha intenção é criar um museu. Através da história de Josué, quero resgatar na comunidade a valorização do patrimônio cultural representado pelo acervo, pelas peças recolhidas na região. O acervo possui mais de três mil peças catalogadas. Mas ainda há muito para catalogar”, analisa o diretor.

A ideia ainda, de acordo com Eliabe, é que a comunidade local passe a valorizar mais o trabalho feito por Josué ao longo dos anos. “Eu espero dar mais visibilidade para a história, mais visibilidade para o processo de educação, para a valorização deste acervo. Alguns ainda acreditam que este acervo não é nada”. O diretor conta que cerca de 40 pessoas estarão envolvidas nas gravações, que terá cenas na casa de Josué, nas dunas, com crianças do município e também nas tradicionais jangadas utilizadas pelos pescadores locais.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

Ano VI - Quinze histórias do interior brasileiro, vindas de pequenos lugares espalhados por todas as regiões do país, compõem a sexta edição do Revelando os Brasis. Contadas por moradores de cidades com até 20 mil habitantes, as histórias (verdadeiras e inventadas) foram selecionadas no último Concurso Nacional de Histórias do projeto.

Doze estados têm histórias escolhidas nesta nova edição: Bahia (Lençóis e São José do Jacuípe); Minas Gerais (Barroso e Urucuia); Espírito Santo (Laranja da Terra e Vargem Alta); Alagoas (Quebrangulo); Ceará (Icapuí); Mato Grosso (Nossa Senhora do Livramento); Pará (Bom Jesus do Tocantins); Paraíba (São Domingos do Cariri); Rio Grande do Sul (Antônio Prado); Santa Catarina (Guarujá do Sul);São Paulo (Águas de Lindóia) e Tocantins (Arraias). A lista dos selecionados está disponível no site www.revelandoosbrasis.com.br.

O Projeto - O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades a possibilidade de contar suas próprias histórias em filmes. Realizado pelo Instituto Marlin Azul, com o patrocínio da Petrobras, o projeto é um instrumento de registro da memória e da diversidade cultural do país e revela novos olhares sobre o Brasil.

Nas cinco primeiras edições, entre 2004 e 2016, foram produzidas 180 obras, entre ficções, documentários e uma animação. Os filmes realizados são lançados nas comunidades participantes por meio do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis, que monta um cinema ao ar livre em ruas e praças dos municípios. Ainda na fase de difusão do projeto, os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre realizadores, secretarias, organizações sociais e culturais, cinematecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil. As produções também são exibidas no programa de TV Revelando os Brasis, realizado em parceria com o Canal Futura.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também