TV Jaguar

Postado em 18/12/2017 às 17:00:00

compartilhar

Emparn divulga o prognóstico climático do ano de 2018 no RN.

Emparn divulga o prognóstico climático do ano de 2018 no RN.

O verão no Hemisfério Sul começa quinta-feira, 21. A La Niña vai influenciar na mudança da temperatura, e consequentemente na questão das chuvas na região Nordeste, já que esse fenômeno é conhecido por águas mais frias do que o normal ao longo da faixa equatorial do Oceano Pacífico. Podendo ocasionar um comportamento próximo do normal no que se refere a temperatura.

Já no cenário potiguar, o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as temperaturas médias máximas para o mês de dezembro devem variar entre 30°C e 32°C nas Regiões Leste e Agreste; de 32°C a 34 °C no Seridó, Região do Vale e Mossoró; e ficará acima dos 34°C, podendo chegar aos 36°C na Região do Alto Oeste.

Na segunda quinzena de dezembro deve ocorrer chuvas em todas as regiões do Rio grande do Norte, tudo por causa da presença de instabilidades climáticas, com chuvas variando entre 10 mm e 40 mm. No mês de janeiro, a climatologia mostra um aumento de chuvas, principalmente nas regiões Oeste e Seridó, com valores que variam entre 20mm e 80mm. Em fevereiro as chuvas podem ser maiores nas regiões Oeste, Vale do Assú e Seridó Ocidental, com resultados acima de 100mm.

Para o próximo ano, o período de chuvas pode começar entre o final de fevereiro e o início de março, ás análises iniciais mostram uma tendência de chuvas próximas da normalidade climática, com índices variando entre 800 mm e 1000 mm, dependendo da região.

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também