TV Jaguar

Postado em 03/01/2018 às 06:00:00

compartilhar

60 milhões de euros serão investidos em programa de abastecimento

60 milhões de euros serão investidos em programa de abastecimento

O Governo do Estado liberou 62,5 milhões de euros para o "Águas do Sertão", um programa de abastecimento de água e saneamento básico para localidades rurais do Ceará. Os recursos, 50 milhões de euros do Banco KFW e 12,5 milhões de euros de contrapartida do Estado, serão utilizados pela Secretaria das Cidades no fortalecimento e implantação de projetos do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) espalhados em comunidades do Interior.

Conforme Danielle Araújo, que atualmente responde pela Coordenadoria de Saneamento (Cosan) da Secretaria das Cidades, mais de 200 mil habitantes serão beneficiados com a iniciativa cujo objetivo é contribuir para a adaptação da população rural do Ceará às mudanças climáticas, por meio da aplicação de tecnologias que diminuam a sua vulnerabilidade frente à escassez de água.

Ainda neste mês, equipes de consultores do Banco KFW visitarão as mais de 200 comunidades inscritas na terceira etapa do programa. O resultado das localidades contempladas deverá ser divulgado até o fim de fevereiro, tendo como prioridade quem já desenvolve o modelo de gestão do Sisar, mas precisa de auxílio para se tornar mais eficiente. Muitos precisam de equipamentos para isso.

A outra prioridade será focada no saneamento de comunidades onde os esgotos atualmente são despejados diretamente nos mananciais. Esse planejamento foi realizado ao longo de 2017, com reuniões de preparação do Águas do Sertão e oficinas ministradas por consultores do Banco KFW sobre a implantação do projeto. Além da Secretaria das Cidades, o Sisar e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) atuam como colaboradores no programa. Os serviços deverão ser iniciados
no segundo semestre deste ano, acrescentou a coordenadora do Cosan. 

Atualmente, o Sisar está implantado em 1.300 comunidades cearenses, atendendo mais de 550 moradores em 145 municípios do Estado.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Diário do Nordeste

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também