TV Jaguar

Postado em 08/01/2018 às 16:00:00

compartilhar

Fortaleza recebe Workshop Brasil 2018 - Qual será SERÁ? Perspectivas Econômicas

Fortaleza recebe Workshop Brasil 2018 - Qual será SERÁ? Perspectivas Econômicas

Diante de um cenário de expansão econômica em um quadro de adversidades políticas, incluindo a preocupante instabilidade institucional entre judiciário e executivo, é alto o nível de incerteza sobre como se dará o crescimento brasileiro nos próximos anos.

Para compreender esse cenário, a Trainer DG realizará dia 12 de janeiro, das 14h às 18h, na FIEC, o Workshop Brasil 2018 - Qual Será? Perspectivas Econômicas.

O encontro será mediado por Carlos Matos, empresário, graduado em Administração pela UNIFOR e Mestre pela Universidade de Barcelona, e contará com dois importantes analistas da conjuntura econômica brasileira no corpo de debatedores: Marcos Adolfo Ribeiro Ferrari, Secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e Samuel de Abreu Pessoa, professor da Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro (EPGE/FGV), chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV) e editor da revista “Pesquisa e Planejamento Econômico”, além de colunista da Folha de São Paulo.

A metodologia incluirá ampla interação entre os participantes, o que permitirá uma criação coletiva de cenários econômicos de curto prazo para o Brasil e para o Ceará.

No Workshop serão discutidos temas como:

• A retomada de nossa economia será sustentável?

• Em que medidas a retomada da economia depende do resultado das eleições e da implantação das reformas econômicas, como a da Previdência?

• O cenário externo seguirá favorável com os juros internacionais muito baixos?

• Quais as possibilidades de uma desvalorização do dólar?

• O que podemos esperar sobre o preço internacional de nossas principais commodities?

• É correto apostar em uma elevação do consumo interno?

• A nossa inflação ficará estável, e em que nível isso deverá ocorrer nos próximos dois anos?

• Quais são os maiores riscos ao controle inflacionário?

• Como o governo deverá conduzir a política econômica e os investimentos em 2018?

• Como o Ceará sofrerá os rebatimentos nos diferentes cenários nacionais?

O workshop tem como público-alvo empresários, gestores, líderes com grande experiência profissional, profissionais das áreas de economia, educação e gestão, e formadores de opinião em geral.

As inscrições já estão disponíveis (com vagas limitadas) pelos telefones: 85. 999688738 /85. 996136262 | 34740330 e e-mail silvana.valente@trainerdg.com.br

 

CENÁRIO

A crise de 2008 determinou a desaceleração econômica nas principais economias mundiais. No Brasil, os efeitos dessa retração foram aprofundados pela elevação dos gastos públicos, a qual foi iniciada na década de 1990, mas muito potencializada pela política governamental denominada de Nova Matriz Econômica. Por causa disso, houve uma desorganização da economia brasileira com perda da credibilidade do governo. O país teve quedas expressivas em sua avaliação de crédito pelas principais agências internacionais de risco, o que aprofundou os nossos persistentes problemas estruturais, levando-nos à maior crise de nossa história.

Por outro lado, a atual conjuntura é de recuperação econômica - os bons resultados dos últimos trimestres projetam crescimento de 0,7% para 2017 e de 3,0% em 2018. Isto é especialmente importante, uma vez que persistem as instabilidades na cena política nacional.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também