TV Jaguar

Postado em 22/01/2018 às 06:00:00

compartilhar

Funceme registra chuvas em todas as regiões do Estado

Funceme registra chuvas em todas as regiões do Estado

A média de chuvas, no mês de janeiro, chegou aos 52,3mm. A média histórica para o mês, segundo a Funceme, é de 98,7mm ( Foto: Honório Barbosa )A média de chuvas, no mês de janeiro, chegou aos 52,3mm. A média histórica para o mês, segundo a Funceme, é de 98,7mm (Foto: Honório Barbosa). A semana começou no Estado com a regularidade meteorológica mantida nos últimos dias, dessa vez com chuvas em 34 municípios, 38 a menos em relação ao período das 7h da sexta-feira para as 7h do sábado.

O maior registro pluviométrico, no mesmo intervalo de tempo, de sábado para o domingo, foi em Ocara, no Maciço de Baturité, com 60mm. Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, veio em seguida, com 43mm e General Sampaio, com 42mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Do sábado para o domingo as chuvas chegaram aos 100mm em Lavras da Mangabeira, seguidas de 90mm em Ipaumirim, 80mm em Umari, 73mm em Baixio e 67mm em Quixeramobim. Entretanto, uma rajada de vento de 66,2Km dividiu a atenção com as primeiras chuvas mais fortes no Sertão Central.

A ventania derrubou uma torre da operadora de telefonia celular da Claro na Serra da Mutamba, no distrito de São Miguel. A velocidade do vento foi coletada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Os dados estão disponíveis na Plataforma de Coleta de Dados (PCD).

Sobre as chuvas no Ceará, de acordo com o órgão oficial meteorológico do Estado as chuvas deste período estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), um sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12Km de altura, característico da Pré-Estação, que teve início em dezembro e vai até o fim deste mês. Esse fenômeno costuma atuar até fevereiro, primeiro mês da quadra chuvosa no Estado do Ceará.

Para este início de semana os meteorologistas da Funceme preveem mais precipitações sobre o Ceará. Nesta segunda-feira há possibilidade de chuva no Centro-norte do Ceará. No Sul do Estado, a previsão é de chuvas isoladas. Esse quadro deverá continuar amanhã, também com nebulosidade variável em todas as regiões. A média de chuvas em janeiro chegou aos 52,3mm. A média histórica para o mês é de 98,7mm. Hoje a Funceme anuncia o prognóstico para os três primeiros meses da quadra chuvosa deste ano. (A.P.)

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Diário do Nordeste

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também