TV Jaguar

Postado em 31/01/2018 às 05:00:00

compartilhar

TRE convoca eleitores de 12 municípios para reta final do cadastramento biométrico

TRE convoca eleitores de 12 municípios para reta final do cadastramento biométrico

A meta do Tribunal é ter 100% do eleitorado dos 129 dos 184 municípios do Estado cadastrado na eleição de 2018 (Foto: Divulgação/TRE). O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) convoca os eleitores de Aurora, Jaguaribe, Icó, Caucaia, Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena e Boa Viagem - últimos 12 municípios que restam para o fechamento do ciclo 2017-2018 do recadastramento biométrico - a comparecerem aos cartórios eleitorais para cadastrar a digital.

Os eleitores de Aurora, Jaguaribe e Icó que ainda não fizeram a revisão eleitoral têm até esta quarta-feira (31) para comparecer cadastrar a biometria. Segundo o TRE-CE, a média de comparecimento desses locais é positiva. Até esta terça-feira (30), o Tribunal já havia cadastrado 86%, 82% e 80%, respectivamente, do eleitorado dessas cidades.

Já o ciclo de revisão eleitoral em Caucaia, Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena e Boa Viagem encerra no dia 28 de fevereiro. O TRE-CE considera que o comparecimento acima dos 70% representa um índice positivo. Em Caucaia, o segundo maior eleitorado do Estado, por exemplo, o recadastramento já alcançou os 72%. Dos 227 mil eleitores do município, 164 mil já fizeram a biometria.

Entretanto, cerca de 63 mil eleitores do município ainda não compareceram. Quem não comparecer até o prazo estipulado pelo Tribunal para o cadastramento da biometria terá seu título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições.
Os eleitores que tiverem o seu título cancelado só poderão regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral após as eleições deste ano.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018 e atingir 100% em 2020.

Impedimentos

A Justiça Eleitoral alerta sobre os prejuízos aos cidadãos em caso de cancelamento do título. Além de não poder votar nas próximas eleições, os eleitores ficam impedidos de: - Requerer passaporte ou carteira de identidade; - Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; - Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;

Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; - Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; - Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; - Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral. Documentação Para tirar o título de eleitor e realizar a coleta dos dados biométricos, os eleitores precisam levar os seguintes documentos ao cartório eleitoral: - RG ou qualquer outro documento oficial com foto; - comprovante de residência. - alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez Mais informações sobre a biometria, ligue 148 ou acesse o site do TRE-CE.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Diário do Nordeste

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também