TV Jaguar

Postado em 21/02/2018 às 10:00:00

compartilhar

Raio cai na comunidade de Tomé na Chapada do Apodi, e deixa serviço de distribuição de água temporariamente desativado

Raio cai na comunidade de Tomé na Chapada do Apodi, e deixa serviço de distribuição de água temporariamente desativado

A comunidade de Tomé na Chapada do Apodi, teve os serviços de distribuição de água comprometida, por ocasião de um raio, ou descarga elétrica que caiu na comunidade na tarde do último domingo 18 de fevereiro, que atingiu o quadro elétrico do sistema de abastecimento de água do Sítio Tomé, a descarga elétrica paralisou o sistema totalmente e a Coelce/Enel fez todo o trabalho de restauração da fiação elétrica danificada pelo raio.

O sistema voltou a funcionar ontem dia 20 de fevereiro às 16:00 horas, depois que a empresa, foi contatada e a mesma foi ao local e tomou todas as providências necessárias, para o reestabelecimento do serviço de energia elétrica da referida unidade de distribuição de água da comunidade. Desta forma os moradores, da citada comunidade agradece o empenho e a resolutividade no serviço prestado pela ENEL.

 

Dicas de Segurança:

Como proteger eletrônicos de raios e apagões na rede elétrica?
Independente da estação do ano ou clima da região, os equipamentos eletrônicos ligados na rede elétrica sempre estão expostos a eventuais surtos de tensão. Seja de origem na própria concessionária de energia elétrica ou de ordem natural, como um raio durante a chuva, os picos de tensão são os maiores responsáveis por danos aos equipamentos eletrônicos.

 

Ao contrário do que muitos usuários podem pensar, o uso de estabilizadores e nobreaks não oferecem uma proteção efetiva contra raios e descargas elétricas de grande porte. Esses aparelhos têm a função de estabilizar correntes elétricas de pequenas variações. Para conhecer melhor o funcionamento desses aparelhos.

 

Como os apagões interferem nos equipamentos eletrônicos e o que fazer?
A baixa tensão na rede elétrica, ou mesmo sua falta, não afeta drasticamente os aparelhos eletrônicos. O problema, na realidade, é durante o retorno da energia. No Brasil, por exemplo, é comum depois de apagões o fornecimento de energia elétrica retornar com uma tensão (voltagem) acima do normal.

 

Embora vários aparelhos atuais sejam “bivolt” e suportem tensões acima de 230V, a energia elétrica pode retornar, em alguns casos, com uma tensão acima disso, causando danos graves aos equipamentos eletrônicos, ainda que essa tensão se restabeleça em poucos segundos.

 

Durante a queda ou variação do fornecimento de energia elétrica, desligue todos os equipamentos. Não é preciso retirar os aparelhos da tomada, basta desligar os equipamentos mais susceptíveis a variação de energia como TVs, DVDs, Computadores e etc.

 

Como os raios interferem na rede elétrica e como proteger os eletrônicos da casa?
Quando um raio atinge a rede elétrica durante uma tempestade, ele “percorre” as fiações até encontrar um aterramento onde será descarregado no solo. Se esse relâmpago atingir a rede elétrica próxima a sua residência, ele irá despejar uma enorme descarga com valores muito acima dos suportados pelos aparelhos e até mesmo pela própria fiação. Em alguns casos, o raio pode destruir toda a fiação elétrica e aparelhos da casa.

 

O que acontece é que, mesmo atingindo regiões distantes, o raio pode percorrer grandes extensões da fiação elétrica, uma grande condutora de energia. Nesse caso, sem nenhuma proteção, a grande variação de tensão e ampères pode destruir facilmente qualquer dispositivo eletrônico plugado nas tomadas. Dicas: O TechTudo

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Jucelino Castro / Flávio Costa

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também