TV Jaguar

Postado em 13/03/2018 às 06:15:00

compartilhar

Devoção e fé: cearenses se preparam para comemorarem o padroeiro São José.

Devoção e fé: cearenses se preparam para comemorarem o padroeiro São José.

O Dia de São José, celebrado a cada 19 de março, presta homenagem ao padroeiro do Ceará e carrega um significado especial para o sertanejo. Trata-se de um importante símbolo da fé do povo nordestino e de um dia carregado de tradição, expectativa e crendice popular relacionado ao início da quadra chuvosa bem como a garantia de safra e a mesa farta.

Confirmando a sabedoria popular, a ciência relaciona o dia 19 de março, feriado em comemoração ao padroeiro do Ceará, à proximidade da passagem do equinócio, o momento em que o sol, em órbita aparente vista da Terra, cruza o chamado equador celeste e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas da linha do equador. No hemisfério sul do planeta, o equinócio de outono acontece no mês de março. Em Limoeiro do Norte, a comunidade católica festeja o dia do santo padroeiro na localidade sede do Distrito de Bixopá, onde nos dias 18 e 19 de março, milhares de pessoas visitam a imagem e a capela dedicada ao santo, que ficam localizada a margem do açude da comunidade.

A programação da festa de São José do Bixopá é uma das maiores romarias do Ceará, consta de novenas preparatórias para a festa e celebração de missa do padroeiro na noite do dia 18 e na manhã do dia 19. Bem como o tradicional leilão de São José, que atravessa a noite e continua no dia seguinte, ocupando o galpão do romeiro, estrutura erguida pelo poder público para apoiar a romaria de São José. Na terra dos caminhoneiros, Tabuleiro do Norte, o santo padroeiro São José, é comemorado nas comunidades, Barrinha, São Gerardo, Aldeia Velha e Tapuio. Esta última pertencente a paróquia de São João do Jaguaribe, mas em território do município de Tabuleiro do Norte.

No município de Russas, o padroeiro do Ceará é festejado na comunidade de Jardim de São José, no distrito de Flores, com uma extensa programação que envolve a comunidade como um todo. Em Quixeré, a comunidade católica comemora o santo padroeiro na localidade de Lagoinha, na Chapada do Apodi, recebendo milhares de fiéis daquele Distrito, de Quixeré e das comunidades vizinhas. 

No município do Palhano, o padroeiro do Ceará também é honrado com uma capela no Distrito que tem o mesmo nome do santo, Distrito de São José, a festa no Palhano também recebe fiéis da cidade bem como dos municípios vizinhos.

Em Morada Nova, a comemoração do santo, acontece tradicionalmente nas comunidades de Açude Novo, Lagoa do Tapuio e Terra Nova no Distrito de São João do Aruaru.

A devoção a São José teve início há mais de 300 anos, quando pescadores encontraram uma imagem do santo no litoral cearense, fato que culminou com a declaração de São José do Ribamar como padroeiro da cidade de Aquiraz, primeira capital do Ceará.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também