TV Jaguar

Postado em 06/04/2018 às 16:00:00

compartilhar

Deputado federal Odorico Monteiro defende Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na Câmara

Deputado federal Odorico Monteiro defende Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na Câmara

Mais de dois mil profissionais entre Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias acompanharam em Brasília a votação da derrubada dos vetos da presidência da república à Lei 13.595/18, que versa sobre as atribuições das duas categorias.

Historicamente ligados ao trabalho direto com a comunidade na prevenção às doenças e na assistência direta à idosos acamados, às crianças e as pessoas com debilidade grave, as funções dos ACSs e ACEs estavam ameaçadas pela compreensão equivocada do governo federal de que esses profissionais deveriam ficar nas unidades de saúde, desempenhando papéis que mais se assemelhavam às práticas de técnicos de enfermagem.

A derrubada dos vetos, explica o deputado Odorico Monteiro, garante segurança jurídica no exercício dessas funções e é fundamental para a proteção e existência desses profissionais na estrutura das equipes de saúde da família.

Ainda em Brasília, os profissionais participaram do Seminário Nacional de ACSs e ACEs, organizado pelo deputado Odorico Monteiro, que é membro da Frente Parlamentar Mista em defesa do SUS e tem uma trajetória de luta na defesa dessas duas categorias. O deputado defende a imediata aplicação do Plano de Educação Nacional Permanente para o Programa de Saúde da Família com especificidades para o desempenho das funções de ACSs e ACEs.

O curso é desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) e foi apresentado no seminário pela professora pesquisadora da Fiocruz, Camila Borges. Parabéns aos anjos da guarda do povo brasileiro. Continuamos na luta!

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Lena Ximenes

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também