TV Jaguar

Postado em 16/04/2018 às 07:00:00

compartilhar

12ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018 da Câmara Municipal de Morada Nova.

12ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018 da Câmara Municipal de Morada Nova.

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Teim, após cumprimentar os colegas e o público presente, destacou em sua fala uma reunião que aconteceu no início do mês de março, onde, estiveram presentes representantes do: SEBRAE, secretários do município, vereadores e o gerente de negociação do Banco do Nordeste para trator da lei de renegociação das dívidas rurais que garante desconto de até 95% das referidas operações. O parlamentar socializou que está otimista com o levantamento feito pelo governo do Estado objetivando a perfuração de Poços e instalação de dessalinizadores.

Agradeceu ao secretário da SEINFRA por atender ao pedido de recuperação de algumas estradas, ruas e vias de acesso de alguns bairros, como destaque a do Bairro Açude Velho. Teim manifestou sua alegria com as chuvas registradas “É a maior riqueza para o homem do campo, visto garantir água e pastagem para os animais” (sic).

Lamentou o prolongamento da greve que teve início ainda no dia 28 de fevereiro passado o que já passa dos 40 dias, pois, entendi o vereador que é um grande prejuízo para todos especialmente para os alunos. Finalizou.

Vereador Dr. Narcélio, depois de cumprimentar os colegas e a mesa diretora, dirigiu-se ao público presente (professores), na maioria, “Basta, basta, tá claro que o prefeito Vanderley não quer cumprir a lei federal que garante o piso” (sic), propôs uma ação contundente a fim de barrar o que o prefeito está fazendo, pois, segundo o parlamentar o mesmo se assemelha a um ditador, “A câmera não deve ficar esperando uma reunião de conciliação que pode não dar em nada” (sic), se referindo a reunião do tribunal agendada para o dia 24 de Abril em Fortaleza, seguindo em seu pronunciamento “Devemos entrar com uma ação de improbidade contra o prefeito, pois, ele está violando o artigo 5º da Lei nacional do piso, o município está no vermelho, os gastos com pagamentos estão acima de 58,9%, mesmo assim, ele continua contratando, só isso, já justifica minha proposta, e aí vamos provocar o Ministério Público e mover a ação de improbidade administrativa, inclusive tudo isso caracteriza-se como apropriação indevida do prefeito” (sic).

Voltando-se para os colegas afirmou “Nós somos defensores também da Lei, essa greve tem que acabar, pois, tem causado prejuízos inimagináveis” (sic), outro assunto destacado pelo vereador que é da oposição, foi o débito junto ao IPREMN, segundo o mesmo afirmou, já passa de 1,5 milhões, “Quando o advogado do SINDSEP usou a Tribuna Livre desta casa, falou de uma coisa interessante e eu fui averiguar, o município recebeu 10% a mais em 2018 quando comparado com o mesmo de período 2017, foram mais de 28 milhões no primeiro quadrimestre no ano passado e esse ano já passou dos 30 milhões considerando o mesmo período, o acréscimo é de aproximadamente 2 milhões” (sic), disse.

Narcélio destacou ainda, “O prefeito não escuta ninguém, enquanto isso vai gastando apenas com máquinas, não adianta balela temos que entrar com essa ação, falta organização e competência nessa gestão, já falei, ele gastou mais de 980 mil em estradas agora ele foi ao rádio dizer que gastar com recuperação de estrada no período chuvoso é dinheiro perdido” (sic). Finalizou.

Vereador Neto da Sinuca, agradecendo a Deus pelo dia, pela oportunidade, em seguida destacou que as ruas: Zacarias Fernandes, São João, São Pedro, estão intrafegáveis, no bairro da Gurilândia, inclusive, os carros não podem se quer sair da garagem, disse, criticou também a falta de calçamento no Alto dos Pepinos, denunciou que em alguns bairros foram feitos a poda das Árvores há um mês e o carro não passou para recolher os galhos, denunciou ainda, que na Rua Amâncio Rodrigues, na Rua Maria de Lourdes, Benício Chagas e Arthur Chagas, todas estão precisando de limpeza, inclusive o bairro do DNOCS também está abandonado, os canais que passam área Urbana precisam de limpeza, pois, em função das fortes chuvas poderá provocar inundação, disse.

“Mesmo sendo adversário do prefeito Vanderley eu achava que ele ia fazer uma boa administração, mas, não é o que está acontecendo, por que não resolve o problema dos professores? saia visitando as casas e verifique o que eu estou aqui dizendo se a população não está insatisfeita, foi 4.272 votos que ele tirou de maioria na eleição passada, será que ainda teria esses votos”? (sic), perguntou, Finalizou o parlamentar que é da bancada de oposição.

Vereador Cláudio Maroca, dirigindo-se aos professores que ocupara a galeria da câmera, solidarizou-se com os mesmos, destacou a fala da Danielly Girão, mãe de aluno quem usou a Tribuna Livre, onde, em sua fala externou preocupação com a greve que parece indissolúvel, Maroca lembrou que a educação no Brasil sofre com o congelamento dos recursos, depois que o governo Michel Temer conseguiu aprovar no congresso PEC 95, entende que a sociedade precisa cobrar mais dos políticos. Quanto a greve “Prefeito e professores devem reabrir a mesa de negociação” (sic), agradeceu a todos que estão empenhados com este objetivo e questionou, “Passado esse momento precisamos planejar como será feita a recuperação dessas aulas” O vereador socializou que está encaminhando requerimento solicitando da secretaria de saúde do município um eletrocardiograma para atender a população Aruarú, evitando assim, que as pessoas tenham que se deslocar a sede do município de Morada Nova, apelou aos colegas que defendam esse pleito.

Cláudio sugeriu formar uma comissão para ir à Secretaria de Saúde do Estado, questionar a razão da não vinda dos medicamentos para Morada Nova, tendo em vista que o município está adimplente quanto a sua contrapartida, rebateu a fala de alguns colegas quando afirma que a saúde de Morada Nova está pior que a gestão passada, Maroca assegurou “Na gestão passada não tinha 27 PSF’s funcionando, não eram feito cirurgias de vesícula, histerectomia, mama, cesariana, nem outros procedimentos de pequena e média complexidade, agora são realizadas no município de Morada Nova” (sic), por essa razão reconhece o parlamentar, existir falhas, mais, não há dúvidas de que o atendimento à saúde do município melhorou consideravelmente “Inclusive temos oito ambulâncias à chegar” (sic). Finalizou.

Vereador Jeovan Barbosa, cumprimentou os presentes, agradeceu a Deus, em seguida recuperou o assunto da emancipação de Aruarú, que é um sonho da população daquele Distrito, “Tem gente que diz não aguentar o povo de Morada Nova, mas, temos que ter esperança, o projeto de Lei 187/2015 continua em estudo e eu como Vereador estou otimista” (sic), o projeto de Lei foi discutido dia 27 de Março, sendo aprovado na Câmara Federal, faltando ainda passar pelo Senado, “Devemos viver esse momento, se existe essa possibilidade, devemos acreditar” disse, Barbosa socializou com os presentes a intenção do Governo Federal em modificar a grade curricular, retirando algumas disciplinas importantes para a formação Cidadã, da mesma forma estão tirando direitos dos Agricultores.

Manifestando seu apoio ao movimento grevista, afirmou “Estou com vocês nessa luta, como já disse, só voto em projetos vindo do executivo, depois que resolver o problema dos professores e não volto atrás” (sic), Geovan informou que esteve conversando com secretário de infraestrutura Marcondes Nobre, na oportunidade solicitou a construção de bueiros no distrito de Aruarú, sugeriu ainda, que, tendo em vista Morada Nova está aumentando o efetivo policial com a chegada do RAIO, a composição policial do Aruarú, possa ficar permanente, pois, da forma como está não atende a expectativa e a demanda de segurança daquela localidade. Finalizou.

Vereador Sandrinho Saraiva, depois de cumprimentar a todos, iniciou destacando os 8 tratores que Morada Nova em breve estará recebendo, onde, 4 destes foi conseguido pelos vereadores de oposição, considerando um feito histórico jamais visto em Morada Nova, essa harmonia entre as lideranças em favor do bem-estar de todos, disse, Saraiva socializou que juntamente com outros colegas, conseguiram material esportivo junto à secretaria do Estado e em breve estará chegando em Morada Nova, disse ainda, que solicitou da secretaria de recursos hídricos, dessalinizador para região de Lagoa Grande e os técnicos da referida secretaria já estevem no local avaliando a viabilidade técnica para instalar o equipamento.

“Mesmo eu sendo vereador de primeiro mandato, assim, como outros colegas, estamos buscando o melhor para o povo”, destacou como exemplo o vereador Marcos Viana, eleito à várias legislaturas, “Isso acontece porque trabalha em favor da população” afirmou o parlamentar que mesmo sendo da bancada de situação, reconhece o feito do vereador Marcos Viana que é líder da bancada de oposição.

Parabenizou as colegas vereadoras: Rose Mayre e Raquel Girão pela passagem de seus aniversários, “Agradeceu a Deus pela oportunidade de tê-las como colegas”. Finalizou.

Vereadora Raquel Girão, agradeceu as palavras acolhedoras dos colegas, se referindo a passagem de seu aniversário, que a felicitaram, socializou que visitou vários órgãos do Estado juntamente com os colegas Sandrinho e Rose Mayre e que os frutos dessa, estão prestes a ser colhidos “Acabei de falar com o prefeito Vanderley Nogueira, o mesmo informou que minha reivindicação (Poços), está na lista dos poços que serão cavalo, nas localidades de: Trincheiras, Pedro Gomes, Palhano, Poço da Pedra, Casa Nova e Extrema. Raquel informou ter visitado a secretaria de esporte do Estado, buscando viabilizar projetos focado em atividade para os jovens.

Raquel lamentou a situação da greve, dizendo ser difícil para todos “Se alguém disser que não estão preocupados é uma injustiça, está circulando nas redes sociais uma foto minha, insinuando que eu estou gesticulando contra os professores, isso é horrível” (sic), lamentou. Quanto a abordagem da vereadora Rose Mayre, afirmando morosidade para agendar uma consulta de Neurologia e dermatologia, Raquel esclareceu que esse atendimento não consta sequer no sistema, “Isso é uma tristeza, como muito bem falou a colega Rose Mayre, agora, respondendo a reivindicação do colega Neto da Sinuca que solicitou da gestão a limpeza dos canais urbanos de Morada Nova, asseguro que já foram feitas, porém, entendo que nesse período de inverno as plantas aquáticas aumentam com mais velocidade”

A parlamentar aproveitou para informar que das duas passagens molhadas no Bairro Dois de Agosto estão sendo recuperadas, Raquel denunciou que no dia 283, “A paciente Josefa Maria Soares deu entrada na Fundação São Lucas com problemas de saúde, que posteriormente foi constatado ser apendicite, todavia, a referida unidade de saúde, colocou dificuldades para realizar o procedimento alegando que a prefeitura de Morada Nova não estava repassando recurso” a vereadora assegurou que o município está rigorosamente em dias com o repasse “A paciente ficou três dias esperando teve funcionários sugerindo que a mesma deveria ir para Fortaleza, inclusive orientandos para mesma burlar o sistema, que ao chegar em Fortaleza dissesse que Morada Nova está devendo a fundação São Lucas e também o convenio com Russas, sendo tudo isso mentira, a paciente já estava vomitando sangue, fizeram contato comigo, esclareci que o município estava em dia e ao chegar de volta na Fundação, a história foi diferente, funcionários mudarão o argumento e até que enfim, a senhora foi removida para Quixeramobim, o pagamento do convênio da secretaria de saúde do município de Morada Nova está rigorosamente em dia com a fundação São Lucas” reiterou a vereadora.

Quanto ao posto de saúde da localidade de Dourado lá tinha muitos equipamentos e precisamos consegui também para os demais postos, disse, “Defendo que as irregularidades devem ser investigadas quer seja na Fundação São Lucas, quer seja no Hospital Regional de Morada Nova” (sic), finalizou a parlamentar que é da bancada de situação.

Vereador Marcos Aurélio, depois de cumprimentar os colegas e o público presente dirigiu-se a vereador Narcélio “Escutei atentamente a fala do colega e entendo que não precisa jogar a sociedade contra a presidência dessa casa” no tocante a pedido enquadramento do prefeito por improbidade administrativa “Basta vossa excelência representar junto Ministério Público, sabemos que o problema é grave e que a reunião de conciliação agendada para o dia 24 de Abril, nada garante que será resolvido” (sic), disse, Marcos continuo “Quando o colega Narcélio critica a recuperação de estradas, entendo ser necessário, pois, na região da Boa Água, a via de acesso é por cima da parede de dois açudes, que precisam ser recuperados, pois, do contrário os alunos e a população ficam impedidos de se deslocarem para demais localidades” (sic).

Outro assunto abordado pelo vereador que também é contador foi sobre a arrecadação do município nos últimos meses, segundo Aurélio o relatório financeiro oficial, está divergente com os números apresentados meu colega Narcélio, pois, entende que uma vez divulgado relatório da contabilidade, os números não mentem” (sic) aproveitou para destacar a emenda o deputado Federal Guimarães, “O dinheiro foi destinado à custeio, especialmente na área de saúde, no contrário a situação estaria mais grave”

Manifestou preocupação com a greve e propôs prevalência entre professores e Prefeito atitudes inteligente. Finalizou. 

Vereador Jorge Brito, a condição de presidente do Poder Legislativo tem buscado abrir espaço para manifestação de todos, reforçando a democrática, fazendo jus a máxima que diz “O legislativa é a casa do Povo” Brito destacou o compromisso do Governador Camilo com o povo de Morada Nova, onde, o mesmo tem atendido a reivindicação das lideranças, seja de situação ou oposição, destacou que o vereador Marcos Viana, líder da oposição está propondo um ofício reconhecendo a atitude respeitosa do governador para com o Morada novense, “São ações assim que ajudam, onde, desarmam-se os palanques em favor de todos” (sic) disse, Brito frisou que Camilo Santana na eleição passada em Morada Nova, obteve voto apenas de um dos grupos e hoje todas as lideranças da terra do Vaqueiro o apoiam.

Qualificou como importante a conquista os vereadores de oposição, pois, através de emenda do deputado Daniel Oliveira e Mauro Filho, avalizada pelo governador Camilo Santana, aqueles, conseguiram algo em torno de 1 milhão de reais destinado à Fundação São Lucas “Fico feliz porque durante o meu tempo de vereador, nunca havia visto tanto benefício para Morada Nova” (sic).

Jorge denunciou que a COGERH está bombeando água do rio Banabuiú (proveniente das chuvas), para Fortaleza e que a Cia das Águas manifestou-se querendo proibir que os irrigantes do perímetro irrigado de Morada Nova, canalizem parte desta água, impedindo assim, a reposição do lençol freático na região, afirmou Jorge, que estará levando em mãos ofício a COGERH e SRH, solicitando esclarecimentos no tocante a esse assunto, pois, entende se justa a reivindicação das famílias do perímetro Morada Nova Limoeiro do Norte.

Brito socializou que solicitou a recuperação e várias ruas bem como a Avenida de acesso do Bairro Green Ville, pois, segundo informação de moradores está intransitável. Como nada mais havia à ser acrescentado, na condição de presidente da casa, finalizou a presente sessão desejando a todos um feliz final de semana.

Por: MarFreitas

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também