TV Jaguar

Postado em 10/05/2018 às 16:00:00

compartilhar

População de Iguatu recebe nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Lopes

População de Iguatu recebe nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Lopes

Foi com uma grande alegria que estudantes e professores receberam, na manhã desta quinta-feira (10), a nova sede da Escola de Ensino Médio Maria Dauréa Lopes, da rede pública do Governo do Ceará. Localizada no distrito José de Alencar, em Iguatu, o espaço recebeu investimento de R$ 4,6 milhões para construir, equipar e mobiliar, provenientes dos governos Federal e Estadual. O governador Camilo Santana participou da solenidade ao lado do secretário da Educação, Rogers Mendes.

“A gente compreende que para melhorar a vida das pessoas o caminho é a educação. Toda quinta-feira tenho inaugurado um equipamento na área. Hoje nós estamos aqui em Iguatu entregando uma bela escola que não deixa a desejar a nenhuma particular. É uma escola moderna, com laboratórios, toda equipada, com ginásio, biblioteca, computador. Isso é que vai fazer a diferença para essa geração que quer um futuro melhor. Não tem nenhuma inauguração que me dê mais satisfação e estímulo”, destacou o chefe do Executivo estadual.

A nova unidade oferece uma estrutura adequada para o ensino e a aprendizagem, com seis salas de aula, que têm capacidade de atender até 270 alunos em cada um dos três turnos. A escola dispõe ainda de biblioteca, laboratórios de Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), sala para o grêmio estudantil e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), por intermédio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

O Ceará vem se destacando nacionalmente pelos bons resultados que vem obtendo nos últimos anos na educação. Rogers Mendes enfatiza que, além da infraestrutura que está sendo oferecida aos alunos, o modelo educacional também tem feito a diferença. “O Ceará tem uma marca importante a manter, que é referência no Brasil, justamente por ter foco na educação. Na estrutura física a gente vem mantendo o ritmo de autorização de novas construções e entregando à população novos equipamentos. Na outra frente, a gente tem o investimento pedagógico com um forte projeto de desenvolvimento e competência socioemocionais. Uma estrutura como essa só amplia as oportunidades dos estudantes”, concluiu o secretário.

Mais oportunidades

A escola atende em sua maioria alunos provenientes da zona rural. Segundo a diretora da escola, Geneglaudia Holanda, a estrutura antiga funcionava desde 2009 em outro local na sede do distrito de José de Alencar, porém, com poucas condições. Agora, ela acredita que a nova sede permitirá que todos desempenhem de maneira satisfatória suas funções. “Pra gente é a realização de um grande sonho. Aqui a gente tem espaço para desenvolver com êxito todas as atividades laboratoriais, esportivas. É um sonho para os professores, alunos e comunidade”, disse a diretora.

Com 15 anos, Iemanjá Nobre cursa o primeiro ano do Ensino Médio na escola. A aluna acredita que as novas instalações farão diferença no aprendizado dos alunos. “Vai melhorar muita coisa. Temos mais espaço, uma estrutura melhor com os laboratórios e dá para estudar mais. Com certeza vai contribuir bastante para que eu consiga realizar o meu sonho de cursar uma faculdade de Medicina”, pontuou a estudante.

Projetos

A escola desenvolve projetos como o Professor Diretor de Turma, que busca evitar a evasão escolar; o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), que visa ao desenvolvimento pessoal dos estudantes; a célula de aprendizagem cooperativa; o círculo de leitura, além de atividades relacionadas ao projeto Enem Chego Junto, Chego Bem.

A EEM faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, sediada em Iguatu. A rede estadual na região conta com 18 escolas, sendo 10 de Ensino Médio Regular; quatro de Educação Profissional; três de Ensino Médio em Tempo Integral; um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Mais investimentos

Camilo Santana informou que, em breve, vai retornar a Iguatu para inaugurar o Centro Cearense de Idiomas (CCI), uma areninha e outra escola. O governador também disse que o Estado assumiu a construção do Centro de Eventos do município e as obras devem ser reiniciadas.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / ASCOM-CE

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também