TV Jaguar

Postado em 11/05/2018 às 16:25:00

compartilhar

Quixeré recebe debate sobre gestão de resíduos sólidos realizado pela Cimento Apodi

Quixeré recebe debate sobre gestão de resíduos sólidos realizado pela Cimento Apodi

O diretor industrial da Cimento Apodi, João Butkus, destacou durante o evento a importância de reforçar o compromisso com a coleta seletiva e a educação ambiental juntos aos cidadãos

Ciente do papel de impulsionar boas práticas nas áreas social e ambiental, a empresa Cimento Apodi realizou na última quarta-feira (10), no município de Quixeré, o seminário “Gestão de Resíduos Sólidos: os desafios das cidades do Vale do Jaguaribe”. O evento contou com a presença do titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno; do prefeito de Quixeré, Francisco Bessa; do gerente de fábrica da Cimento Apodi, Fábio Martins, e do diretor industrial da Companhia, João Butkus. Estiveram presentes também o presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), Francisco Magalhães, representantes da Associação dos Catadores de Quixeré, membros do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe, estudantes e servidores públicos do município.

João Butkus conduziu a abertura do evento ao falar sobre a importância de cada cidadão contribuir na destinação correta dos resíduos sólidos e destacou o papel da empresa nesse processo. “A Apodi tem a característica de ser moderna, inovadora e cumprir a legislação ambiental. Quer também contribuir com o município de Quixeré, onde está instalada, ao reforçar o compromisso com a coleta seletiva e a educação ambiental”. O diretor industrial destacou, ainda, durante o evento, que a inclusão social dos catadores, retirando-os dos lixões deve ser foco emergencial do projeto. Para o secretário Arthur Bruno, a temática é muito relevante para o enriquecimento da região. “Esse é um debate que está relacionado ao dia a dia das pessoas. A gestão de resíduos sólidos, além de gerar emprego e renda, a partir de uma preocupação social e ambiental, resulta em desenvolvimento para Quixeré e para o Vale do Jaguaribe”, ressaltou o secretário sobre o evento.

O seminário apresentou diversas reflexões acerca da temática. Entre elas: contexto atual, tecnologia e perspectivas futuras da gestão de resíduos sólidos no Vale do Jaguaribe. Outra abordagem foi o caso de sucesso do município de Crateús na gestão de resíduos sólidos, apresentada pelo mentor do programa de Coleta Seletiva no município, Wanderley Marques, que destacou o passo-a-passo para implantação do projeto. A sensibilização porta a porta como parte do processo de educação ambiental, a distribuição de informativos e o monitoramento dos ecopontos foram alguns dos destaques. “O diálogo é um dos pontos chaves, é a oportunidade de explicar as vantagens da coleta e como fazer. É por meio do diálogo que as pessoas precisam ser convencidas”, enfatizou Wanderley.

O encerramento se deu com o debate e levantamento de quais passos devem ser dados para implantação do programa de gestão de resíduos em Quixeré. Um deles, a criação do projeto que contemple as diversas ações do programa de gestão de resíduos sólidos na cidade, que ficará a cargo do grupo de trabalho formado por representantes das áreas de Meio Ambiente e Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal, Associação de Catadores, Cáritas Diocesano, FUNCEPE e apoio técnico de consultores da Cimento Apodi, todos com foco na responsabilidade social e desempenho ambiental.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também