TV Jaguar

Postado em 16/05/2018 às 17:00:00

compartilhar

IFCE Limoeiro promoveu a VI Semana de Agroecologia com encerramento nesta quarta (16).

IFCE Limoeiro promoveu a VI Semana de Agroecologia com encerramento nesta quarta (16).

Ana Gabriela, aluna do curso de Bacharelado em Agronomia, e presidente do Centro Acadêmico de Bacharelado em Agronomia, da informação sobre a IV Semana de Agroecologia, realizada no IFCE Limoeiro. A gente traz mais uma vez este ano, a quarta semana de Agroecologia, que neste ano nós tivemos uma inovação, que foi trabalhar a produção animal sustentável no semiárido.

Nós tivemos palestras, estamos hoje realizando os minicursos sobre manejo de bem-estar animal, sobre sistemas de produção lavoura pecuária em integração lavoura-pecuária, tivemos também sobre galinhas poedeiras falando sobre como legalizar a produção de orgânicos, e dentre outros. Teve um momento cultural também com um sarau, tivemos falando sobre a homeopatia como tratar melhor essa questão.

 

Este ano foi mais um evento que foi organizado pelo centro acadêmico de coordenação para, trazer o melhor para o Vale do Jaguaribe, buscando sempre conhecimentos a expansão de novos conhecimentos, voltados principalmente para produção animal e onde os produtores por exemplo que produzem no Chapadão de Russas, onde realmente é muito rico nesse aspecto de agroecologia.

Já em relação a agroquímicos propriamente dito, não houve abordagens porque o evento de agroecologia, é mais voltado para produção animal, então nós falamos por exemplo da homeopatia no processo de tratar doenças de animais, como proceder nesse processo, voltando mais para a sustentabilidade. Foi falado também sobre as mudanças climáticas e os impactos que elas causam na produção pecuária. Na região jaguaribana temos principalmente a pecuária de leite muito forte na nossa região, onde temos grandes produtores, e pequenos produtores de leite. Então foi votado para esses produtores que organizamos essa semana.

Pensamos juntamente com os professores da Coordenação, Arilene, Rodrigo Gregório, Gisele Aguiar, Kleber Medeiros e o Roberto Dias, em comunidades com pequenos produtores onde estão sempre abertas a novos conhecimentos. Os trabalhos que são feitos pelos alunos desses cursos, pesquisadores e produtores, servem justamente para tentar formar esse vínculo entre o alunado e o produtor, porque às vezes não tem como o produto chegar diretamente no aluno, professor e fazer esse primeiro contato. Então esses eventos servem justamente para firmar essa parceria, afirmar essa comunicação entre os dois lados, alunos e produtores regionais. Mas isso não quer dizer que pensamos tão somente na nossa região, a gente pensa no foco da nossa região, isso quer dizer que não estamos descartando as outras regiões.

Sempre o campos do IFCE e o curso de Agronomia, estarão abertos para todo tipo de produtor, de todo tipo de pesquisador. Nós também temos outros eventos que vamos organizar em maio que será o primeiro Simpósio de Manejo Agro Sustentável. Então nós vamos trazer pesquisadores de outros lugares, também para os produtores agrícolas que tem ali no perímetro de Tabuleiro de Russas. O manejo agro sustentável, tentar também diminuir os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente. Existe sempre a busca por um meio sustentável, e como eu costumo dizer, não adianta você querer sustentabilidade sem ser sustentável.

 

Assista a entrevista:

 

 

 

Fonte: TV Jaguar/ Jucelino Castro

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também