TV Jaguar

Postado em 18/05/2018 às 16:00:00

compartilhar

Fundação Terra chega ao Cariri com ações voltadas para a educação e o social

Fundação Terra chega ao Cariri com ações voltadas para a educação e o social

Instituição não governamental chega em Juazeiro do Norte, no Cariri, com a missão de atender moradores da região. Atendendo ao pedido da comunidade do Cariri do Ceará, a Fundação Terra iniciará a construção de uma unidade da instituição social, em Juazeiro do Norte, cujas obras estão previstas para começar até o fim de maio. A previsão é de que o empreendimento esteja pronto em até dois anos. A organização vai promover atividades voltadas para as áreas de educação e social, oferecendo reforço escolar, aulas de jiu-jitsu, karatê, judô, além de ações direcionadas para a música e o teatro. Inicialmente, a expectativa é de atender cerca de 200 pessoas carentes de comunidades locais, com possibilidade de ampliação no número de vagas e projetos ao longo dos anos. 

Para arrecadar recursos, uma equipe da Campanha Iluminar visita residências, de porta em porta, no Cariri, com o objetivo de incentivar a solidariedade das pessoas através de uma pequena doação por meio da conta de energia elétrica. A contribuição pode ser feita por meio de uma quantia mensal de R$ 2. Outra maneira de colaborar com as obras é realizando uma doação na conta corrente da entidade (segue abaixo). Todo valor arrecadado no projeto será destinado para erguer o prédio da instituição na Rua Espedito Belarmino de Souza, nº 516, bairro Horto.

Com a soma desse montante, será construído um espaço que contará com sete salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, uma cantina e um setor administrativo. Para levantar o empreendimento, a Prefeitura de Juazeiro do Norte doou o terreno, cuja aprovação na Câmara Municipal de Vereadores foi por unanimidade.

Para o criador e presidente da Fundação Terra, Padre Airton Freire, a região foi escolhida “segundo as necessidades dos tempos”. Mais informações sobre doação pelo telefone: (87) 3821-1542.

Sobre a Fundação Terra 

A Fundação Terra é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atende a moradores de 38 municípios de Pernambuco e do Ceará. A instituição desenvolve fortemente atividades em três principais pilares: Educação, Saúde e Social. Criada pelo Padre Airton Freire em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, a organização passou de uma pequena “sala de aula” debaixo de uma árvore, em 1984, para duas escolas e três creches nos dias atuais. Essa é apenas uma das inúmeras conquistas que marcam a trajetória da instituição. Inaugurada numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde – município a 250 quilômetros do Recife –, a história da organização transformou a geografia do lugar, inseriu sua população numa sociedade de direitos e ofereceu dignidade às famílias que viviam da coleta de restos de comida. 

Em meados dos anos 1980, antes da promulgação da Constituição de 1988, aqueles que não sabiam ler nem escrever não tinham direito ao voto. Viviam então, em sua maior parte, esquecidos pelo poder público. A vida relegada ao abandono era uma constante para crianças, jovens, adultos e idosos que sobreviviam do que conseguiam retirar do lixão. O jovem Airton Freire, então ordenado padre de Arcoverde, decidiu deixar a Casa Paroquial e estabeleceu residência no local, em meio à população socialmente marginalizada.

Aquele gesto de Padre Airton inaugurava a completa transformação da antiga Rua do Lixo. Hoje, embora a comunidade ainda seja conhecida por esse nome, o local guarda apenas as memórias da extrema miséria que já foi sua marca. Pessoas pobres ainda são a maioria de sua população. Mas agora eles têm direito à escola, creche, abrigo de idosos, atendimento médico, cursos profissionalizantes e amparo social, podendo contar ainda com inúmeros projetos culturais da Fundação Terra, como biblioteca, grupos de música e de cultura popular. 

A Fundação Terra mantém ainda o Mens Sana, um centro de reabilitação voltado para pacientes com deficiências físicas, intelectuais, visuais e auditivas. Referência neste tipo de procedimento em todo o Nordeste, o Mens Sana presta assistência a pacientes de 35 municípios do Sertão de Pernambuco, tratando de vítimas de acidentes ou que sofrem com doenças degenerativas, por exemplo. Entre as suas especialidades, está o atendimento de bebês e crianças nascidos com a síndrome do zika vírus, transtorno que tem a microcefalia entre os casos mais conhecidos. 

Além da comunidade localizada na cidade de Arcoverde, a Fundação Terra também passou a atuar em outras áreas. Hoje, mantém escola, creche e assistência social também no distrito de Umburanas, na zona rural, situada na divisa dos municípios de Arcoverde, Sertânia e Buíque. 

Em 2005, a instituição chegou até Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde foram inaugurados novos projetos. Localizada no bairro do Alto Alegre II, a unidade mantém uma creche e um centro cultural, oferecendo ainda atendimento social e cursos profissionalizantes. Além de promover aulas voltadas para o conhecimento artístico, os projetos de artes cênicas e música atuam ainda na integração da organização com a comunidade em que está inserida, ampliando o seu público de relacionamento para além das crianças da creche Pleno Viver e de suas famílias. 

A ação mais recente da Fundação Terra neste sentido foi a abertura do Centro de Apoio aos Moradores de Rua – C Amor, que começou a funcionar em setembro de 2016. Atualmente, serve no mínimo uma refeição diária a 150 pessoas em situação de rua que vivem no entorno do Pátio da Santa Cruz, no Centro do Recife, onde se situa. Além da alimentação, o serviço também dispõe de oficinas de artesanato, orientações sobre cuidados pessoais, e uma sala de aula do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura do Recife.

Conta corrente:

Banco BNB

Agência: 0029

Conta: 76.218-1 

Fotos: https://bit.ly/2wUe7R5 

Informações sobre doação: (87) 3821-1542

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Rafael Paranhos assessor de comunicação

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também