TV Jaguar

Postado em 21/05/2018 às 07:00:00

compartilhar

17ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da câmara de Morada Nova

17ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos.

Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Dr. Narcélio, o parlamentar destacou no início de seu pronunciamento os problemas envolvendo a saúde do município de Morada Nova, lamentou que a secretaria da referida área, não esteja disponibilizando as informações mínimas, mesmo já tendo sido encaminhado solicitações através de ofício, criticou e continua lamentando a falta de remédios de uso contínuo, pois, pacientes poderão ir a óbito, caso continuem sem usar os devidos medicamentos, afirmou.

Narcélio, na condição de médico, defende que a Prefeitura Municipal de Morada Nova compre esses medicamentos, já que o estado não está mandando, destacou, ainda, que este fato agrava o quadro clínico das pessoas em tratamento, levando a desenvolver inúmeras doenças, inclusive problemas cardíacos, destacou com preocupação, “Inclusive aumenta despesas com internação e com isso encarece os custos de tratamento desses pacientes”.

O parlamentar enfatizou também, que está solicitando junto à secretaria de saúde os números dos pacientes a nível de município que usam medicamentos contínuos. Outro assunto abordado pelo vereador que é da bancada de oposição foi no tocante ao óbito de fetos, acontecido em Morada Nova e que até agora não foi dado nenhuma explicação, falou que está solicitando junto à Secretaria de Saúde do Estado e também junto ao Conselho Municipal de saúde e quem sabe estes tragam uma explicação destes lamentáveis episódios, para que a sociedade saiba de fato o que aconteceu, disse, concluiu agradecendo a presença de todos e desejando feliz final de semana.

Vereador Teim, o parlamentar foi bastante sucinto em sua abordagem, afirmando que os problemas da população estão em função da deficiência educacional, na saúde gerado também, pela insegurança e que tudo isso passa por mudança de hábitos, inclusive alimentar, pois, quando você se alimenta bem, ajuda no seu bem-estar. Lamentou que mesmo com o aporte considerável dos açudes proveniente do inverno, tudo indica que o Distrito de Irrigação Tabuleiro de Russas – DISTAR, bem como o Perímetro Irrigado de Morada Nova – PIMN, não terão água para a produção.

Teim resgatou com preocupação o risco que os agricultores correm ao tentar fazer a manutenção dos poços, lamentou pelas famílias dos seis (06), agricultores que foram a óbito nos últimos dois anos região de Morada Nova, entretanto, informou que a secretaria de saúde vai realizar cursos com abordagens preventivas e assim, quem sabe possa reduzir o risco que os trabalhadores estão expostos. Agradeceu a presença de todos e desejando um feliz final de semana de paz e harmonia. Finalizou.

Vereadora Raquel Girão, depois de cumprimentar seus pares, o público presente, socializou que esteve com a Conceição, Secretaria de Saúde, e que, a mesma informou a instalação de um novo posto de região do Roldão, no primeiro momento será instalado no prédio da escola do Poço da Pedra, visto que ocorreu a nucleação na referida localidade e o prédio está ocioso, mas em breve será transferido para um local em definitivo, afirmou, Raquel lembrou que Morada Nova está prestes a receber os equipamentos para instalação de dois consultório odontológico, esclareceu que o atendimento odontológico do Roldão está comprometido, pois, o profissional está contratado, porém, falta alguns ajustes burocrático.

Raquel parabenizou a iniciativa da secretária Socorro Leitão da SECULT, pois, em parceria com um estúdio local, está viabilizando a gravação de músicas, revelando assim, o potencial artístico dos jovens de Morada Nova, inclusive, estão se apresentando durante os festejos da festa do Divino Espírito Santo, a vereadora destacou, ainda, uma importante oficina que aconteceu, abordando assuntos sobre o meio ambiente, com destaque para a responsabilidade cidadão.

Registrou a passagem do aniversário do Deputado estadual Lusílvio Girão, na oportunidade agradeceu o muito que o parlamentar tem feito pela população de Morada Nova. Finalizou.

Vereador Sandrinho Saraiva, acolheu os colegas parlamentares, destacou o empenho do prefeito Vanderley Nogueira e do secretário de obras pela recuperação da Estrada que liga a Linha Base à Felipa de Cima “As estradas serão recuperadas muito em breve, pois, muitas delas estão com dificuldade de tráfego em função das chuvas” socializou que esteve em Fortaleza com superintendente do DEMUT e outros representantes do órgão, onde, na oportunidade estiveram na superintendência do Detran – CE, e, com apoio do deputado Antônio Granja, conseguiram 500 CNH popular para Morada Nova.

Saraiva sugeriu que os demais vereadores mantenham contato com seus deputados para que também possa viabilizar esse benefício tão importante para as pessoas mais carentes do município, informou que o governo do estado do Ceará estará a partir do dia 21/05 realizando a entrega dos tratores, e que os oito (08), de Morada Nova em breve estarão servindo aos agricultores da terra do Vaqueiro, finalizou agradecendo o empenho de todos que participaram da festa das mães em Lagoa Grande, afirmando que foi uma festa muito bonita e merecida.

Vereador Jorge Brito, durante seu pronunciamento o parlamentar informou que esteve participando da reunião do Comitê de Convivência com a Seca em Fortaleza, e que nos últimos cinco anos vêm acompanhando aquela reunião, onde, foi sinalizado que, mesmo com o aporte considerável dos pequenos açudes, os três: Castanhão, Orós e Banabuiú, os maiores do Estado do Ceará, não tiveram recarga significativa, em função disso, dificilmente haverá condições da COGERH liberar água para irrigação para pleno cultivo, mesmo assim, Jorge Brito manifestou sua gratidão pelas chuvas pulverizada em todo estado do Ceará, onde, como já foi mencionado, pequenos açudes encheram e outro e sangrar.

O parlamentar manifestou sua preocupação com a qualidade da água, onde, segundo o mesmo, “Recebi denúncia que na região do distrito de Lagoa Grande, a população está recebendo água imprópria para o consumo” solicitou ao colega Sandrinho para que esse, possa aferir  a veracidade da informação in loco, em tempo, já está solicitando junto ao superintendente do SAAE para que o mesmo esclareça, Jorge aproveitou para afirmar que outras localidades, também, sofre com o mesmo problema.

O parlamentar na condição de presidente do poder Legislativo de Morada Nova agradeceu pela maneira cortês e amistosa que vem sendo conduzidas as sessões, atribuindo esse feito aos colegas, como nada mais havia para ser debatido, declarou por encerrada a 17ª sessão ordinária do primeiro 1º período legislativo de 2018.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também