TV Jaguar

Postado em 22/05/2018 às 15:20:00

compartilhar

Comitê de Sustentabilidade do Baixo Jaguaribe debate desenvolvimento sustentável da região.

Comitê de Sustentabilidade do Baixo Jaguaribe debate desenvolvimento sustentável da região.

Na oportunidade, que reuniu representantes de instituições públicas e privadas, foi lançado o Edital de Projetos da Cimento Apodi e apresentada a proposta do programa de coleta seletiva de Quixeré.

Jaguaruana foi sede do 5º Encontro do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe na última quinta-feira (17/5). O comitê, liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi, reúne representantes de Quixeré, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Jaguaruana e Baraúnas com a proposta de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), representantes de prefeituras, câmaras municipais e do setor empresarial.

O gerente de fábrica da Cimento Apodi, Fábio Martins, abriu o encontro destacando a responsabilidade de continuar as ações do comitê e transformar o cotidiano dos moradores da região, de modo que essa atuação possa se tornar referência da temática de sustentabilidade. “Nossas ações devem trabalhar mudanças de conceitos e práticas na região”, acrescentou.

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta do programa de coleta seletiva de Quixeré como elemento de inclusão social, econômica e ambiental, além do curso de qualificação profissional “Operador de Processos Industriais” construído com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da FIEC (SENAI Ceará). O coordenador da FIEC Vale do Jaguaribe, Robertson Nunes, apresentou o curso e destacou o compromisso da instituição em formar profissionais para atender a indústria. Como parte do conteúdo programático o curso prevê leitura e interpretação de desenho, tipos de manutenção e tecnologias de baixa e alta complexidade.

Durante o evento, foi lançado o Edital de Projetos da Cimento Apodi, que incentivará o desenvolvimento de iniciativas sociais que melhorem as condições de vida das comunidades localizadas nas áreas de atuação da Companhia. O edital deve contemplar ações na área de educação, formação, valorização de gênero e juventude.

A banda de música do Projeto Novo Bom Sucesso, fundado e apoiado pela Cimento Apodi, abrilhantou a reunião. A manhã findou com as tarefas da construção do plano de ação do comitê. O próximo encontro deve acontecer no município de Baraúnas, conforme proposto na reunião.

Sobre o Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe:

O Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe foi criado em abril de 2017 e é liderado pela Companhia Industrial de Cimento Apodi. Tem como intuito formular projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da região ao mobilizar diversos agentes regionais. O comitê reúne instituições governamentais e não-governamentais, entre elas: prefeituras, câmaras municipais, instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia e indústrias da Região do Vale do Jaguaribe. A Cimento Apodi, enquanto líder do Comitê, tem o papel de gerir, governar e acompanhar as deliberações e projetos consignados nas reuniões trimestrais.

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também