TV Jaguar

Postado em 22/05/2018 às 17:00:00

compartilhar

Dia de Campo da Betânia em Iguatu foca o resultado da produção e ensilagem do sorgo de sequeiro

Dia de Campo da Betânia em Iguatu foca o resultado da produção e ensilagem do sorgo de sequeiro

Com o objetivo de dar mais competitividade à produção de leite do Nordeste, a empresa Betânia Lácteos promove, no dia 24 de maio, um Dia de Campo sobre a colheita do sorgo forrageiro e produção de silagem para produtores, em Iguatu (CE), autoridades do setor rural, além de técnicos e estudantes da região.

O evento acontece na Fazenda Cruiri, às 9h. O Dia de Campo Betânia é um projeto que objetiva difundir tecnologias agropecuárias para produtores e técnicos. Entre fevereiro e março de 2018, a Betânia, juntamente com os parceiros, realizou três dias de campo nas cidades de Morada Nova, Iguatu e Quixeramobim, sobre plantio de sorgo forrageiro, quando foram implantadas unidades demonstrativas de 1 ha de sorgo.

Agora haverá a segunda fase do Dia de Campo Betânia, quando serão realizadas a colheita do sorgo e a produção de silagem para pecuária de leite, em Iguatu e municípios da região, Acopiara, Baixio, Cariús, Catarina, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira e Mombaça. Representantes dos principais produtores dessa região participarão do Dia de Campo cuja programação inicia com um café da manhã com produtos Betânia, líder no mercado de leite longa vida no Nordeste, seguido da colheita do sorgo forrageiro, de orientações técnicas sobre silagem e de sorteio de brindes.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Agrário Municipal, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da fazenda Cruiri e das empresas Terra Fértil, TV Jaguar, Cargill, Seagri e Fortress. Sobre o Programa Dia de Campo O Programa Tecnologia no Campo – TEC CAMPO foi criado pela Betânia visando transferir conhecimento aos produtores e técnicos da cadeia produtiva de leite.

O Dia de Campo Betânia é uma das práticas mais apropriadas para difundir essas tecnologias com o objetivo de melhorar a competitividade leiteira no Nordeste brasileiro. Em 2017, a Betânia, com seus parceiros, promoveu quatro Dias de Campo sobre produção de silagem de pastagem nativa em Limoeiro do Norte, Ibicuitinga, Iguatu e Quixeramobim, com a presença de 700 participantes entre técnicos, produtores, estudantes e autoridades. Em 2018, haverá seis dias de campo sobre o plantio e manejo correto de sorgo forrageiro em sistema de sequeiro para produção de silagem, sendo dois na região de Quixeramobim, dois na região de Morada Nova e dois na região de Iguatu.

Os Dias de Campo em 2018 terão duas etapas, sendo a primeira (Dia de Campo) para treinamento de técnicos e operadores de máquinas no cultivo do sorgo e instalação de uma Unidade Demonstrativa de 1 ha de sorgo com todas as tecnologias disponíveis. E o segundo Dia de Campo ocorrerá no mesmo local do primeiro, 80-90 dias depois, no momento da colheita da produção dessa Unidade Demonstrativa, quando serão convidados técnicos e, principalmente, produtores de leite para conhecer os resultados e discutir o uso adequado da silagem de sorgo.

Sobre a Betânia Há 47 anos no mercado, e com forte presença no Nordeste, a Betânia Lácteos diferencia-se por estar presente em todos os elos da cadeia produtiva do leite: da ordenha da vaca até o processo de industrialização e distribuição. Nas mesas de milhões de famílias nordestinas, o leite longa vida Betânia é mais vendido do Nordeste, com 30% de share de mercado na região.

Com cinco unidades industriais nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, a empresa tem contribuído para o processo de desenvolvimento dessas regiões, mobilizando 3,5 mil famílias produtoras de leite em cerca de 130 municípios nordestinos, produzindo mais de 700 mil litros de leite por dia, além de contar com 1.800 funcionários diretos e mais de 50 mil pontos de venda.

CONVITE:

 

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Diário do Nordeste

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também