TV Jaguar

Postado em 30/05/2018 às 16:00:00

compartilhar

Semace mantém postos de atendimento do CAR no feriado

Semace mantém postos de atendimento do CAR no feriado

Os postos de atendimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenos proprietários funcionarão durante o feriado desta quinta-feira (31), último dia para fazer o cadastramento. Os postos mantidos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) estão localizados em Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. O atendimento é gratuito, independentemente do imóvel ser produtivo ou improdutivo, se é sítio ou fazenda ou se é uma propriedade ou posse.

Quem não fizer o CAR ficará impedido de participar dos programas do Governo Federal de apoio à produção rural. O interessado deve comparecer ao posto mais próximo, levando documentos pessoais e do imóvel, e fornecer as informações.

No cadastramento, o proprietário informa a área do imóvel e a localização, que são confirmados por meio de imagens de satélite. Declara também a existência de imóveis e outras benfeitorias, os tipos de vegetação e a ocorrência de área consolidada, de áreas de preservação e de reserva legal.

O CAR é feito somente pela internet, por meio de um sistema unificado que armazena, processa e disponibiliza informações sobre os recursos naturais das propriedades de todas as unidades da Federação. Proprietários rurais de todo o país são obrigados a fazer o cadastro.

Números

O programa da Semace é para 166.307 proprietários com até quatro módulos fiscais (esta unidade varia em cada município) de 109 municípios mapeados pelo Idace, antes do início do CAR. O projeto é financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES.

No Ceará, 132.742 imóveis estão cadastrados. Dos 7.948.067 hectares passíveis de cadastro no estado, 69,9% já estão no sistema. O número de cadastrados é menor entre os pequenos proprietários rurais com dificuldade de acesso à internet ou baixo letramento digital.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Alberto Perdigão

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também