TV Jaguar

Postado em 04/06/2018 às 07:00:00

compartilhar

19ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova

19ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018 da Câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Hilmar Sérgio, depois de um ano e quatro meses licenciado em função de está assumindo a Secretaria Municipal de Esportes, o parlamentar regressou e usou a Tribuna pela primeira vez, agradeceu aos colegas pela receptividade, em seguida destacou os projetos que estão na pauta de votação e fez um apelo à bancada de oposição, discorrendo a importância de cada um os projetos, por sua vez, fez questão de mencionar que a lei de incentivo à cultura está obsoleta e deve ser atualizada, se referindo a uma das mensagens da pauta de iniciativa do Executivo, propondo destinar doação em dinheiro à Festa dos Vaqueiros que acontecerá no mês em curso.

Hilmar discorreu com bastante propriedade sobre o consórcio de coleta seletiva de resíduos sólidos, que envolve 11 municípios o qual Morada Nova faz parte, outro assunto em destaque no pronunciamento do vereador, foi a ruptura da principal adutora do SAAE que, em função disso comprometeu o abastecimento da área urbana do município, parabenizou a equipe da referida autarquia qualificando-os como empenhada em contornar o problema, outro assunto de relevância que vem sendo abordado de forma recorrente nas sessões é o desabastecimento de medicamentos básicos, visto, que o Governo do Estado está deixando de enviar para Morada Nova, alguns parlamentares acreditam que a saída seria o próprio município realizar licitação e adquirir os referidos medicamentos.

Sérgio esclareceu ser possível fazer a compra, porém, deve ser feito uma ata de registro de preço levando ao conhecimento do laboratório vencedor. Finalizou.

Vereador Neto da Sinuca, depois de agradecer a Deus por mais uma oportunidade, cumprimentou os colegas, o público em geral, especialmente o colega Hilmar Sérgio que está retornando a casa. Dirigindo-se ao titular da Secretaria de Obras do município dizendo “Poderia olhar melhor para o Bairro do PROURB, pois, ali tem esgoto que está indo direto para o açude das vazantes, tá na hora e tomar uma providência, porque segundo me disse alguns moradores, além do mau cheiro, ainda polui, o povo não come peixe da Salina, porque diz que é contaminado e come do açude das vazantes que também é poluído. O vereador mais uma vez lamentou a situação das estradas do município, afirmando que não é o momento de recuperar, mas, pelo menos tapar os buracos, disse que a prefeitura está gastando muito e deixando a desejar outros serviços básicos, por exemplo: deveria custear as famílias que precisam fazer suas mudanças, disse ainda que, uma pessoa o procurou e assegurou que teve na Secretaria e lá foi informada que a prefeitura está quebrada, “Tem muitas coisa certa mas também tem muita coisa errada” destacando a obra do Bairro Dois de Agosto (uma passagem molhada), e a varanda da Salina, afirmando haver suspeita de lavagem de dinheiro, inclusive achou auto o valor das obras 50 e 70 mil reais respectivamente.

O parlamentar que é da bancada de oposição cobrou da empresa construtora a identificação da mesma na placa, Neto em tom de ironia disse “Na Morada Nova as coisas está sendo o contrário” se referindo ao slogan da gestão que é “Morada Nova nas mãos de quem trabalha” e destacou algumas ações do prefeito Vanderley que segundo afirmou Neto, muito prejudicou as pessoas, “Como, por exemplo, mudou a feira do feijão, mexeu com os ambulante, agora, tá todo mundo sem trabalho, os mototaxista são os próximos a sofrer com as taxas da prefeitura” Neto criticou a Educação e disse que não tá nada bom. Mostrou-se preocupado com pessoal que faz tratamento de saúde em Russas vindos dos distritos, onde, pacientes acordam de madrugada e às vezes chega 20 horas, “É por isso que digo que a saúde mudou da água para o vinho, não tem mais Topic, as pessoas estão morrendo à míngua, a administração não tá zero, mas, também não tá boa”.

Neto denunciou que no dourado “Só tem atendimento médico uma vez por semana, pois, nos demais dias o médico faz visitas domiciliares”. Concluiu.

Vereador Marcos Viana, na condição de líder da bancada de oposição iniciou seu pronunciamento fazendo uma análise de conjuntura política, propondo mudança de postura “Muitos são eleitos mentindo, porque depois não cumprem o prometido, destacou a gravidade do problema do IPREMN afirmando que nenhum gestor sinaliza disposição para resolver o problema”. Dirigiu-se ao colega Hilmar Sérgio, dando-lhe boas vindas, visto que o mesmo reassumiu uma das cadeiras do Parlamento, fazendo um resumo da sua biografia do mesmo, onde já esteve como secretário de agricultura, Educação e Esporte, inclusive foi presidente da Câmara.

Viana qualificado como decano pelos colegas orientou aos neófitos “Sempre digo, hoje é oposição amanhã é situação, não é porque é de situação que você vai dizer amém a tudo que o gestor faz” Marcos se mostrou indignado como “Os Babão" assim, qualificou os que, o criticaram quando o mesmo se dispôs visitar a comunidade acompanhado do secretário de Obras, socializou reunião com o deputado Mauro filho, disse que o mesmo perguntou pelos projetos para se viabilizar recursos para Morada Nova “Estou sempre à disposição para colaborar com o melhor para Morada Nova” assegurou Marcos Viana. Finalizou.

Vereadora Rose Mayre, cumprimentou a todos, especialmente o colega Hilmar Sérgio pelo retorno a casa, se mostrando ainda decepcionada com a postura de alguns eleitores que a trataram com indiferença por procurar agir com sensatez em sua legislatura, “Na época do Glauber apresentaram o projeto Bolsa Escola e a secretária de educação nos convidou para ir até lá, ouvimos a explicação a cerca do referido projeto, votamos a favor, depois, fomos taxados de traidores, que havíamos recebido dinheiro para voltar” Mostrando-se bastante indignada “Desafio alguém que venha aqui ou no rádio provar que eu tenha recebido, quando é agora na votação do projeto das contas do Glauber, disseram que eu havia recebido 10 mil reais do vereador Marcos Viana”.

A parlamentar apelou para que se tenha cuidado com as palavras “Não foi fácil, quando eu votei a favor das contas do Glauber, ao chegar em casa, estava minha filha chorando, porque colocaram nas redes sociais que tinham nojo de mim, da vereadora Bia e do Jorge Brito, isso é triste” Lamentou, em seguida Rose Mayre fez referência ao dedicado trabalho da diretora da escola de Uiraponga, afirmando ser a única escola do município que promove jogos internos “Uiraponga é destaque na educação; no esporte, em artes plásticas, artes cênicas e quadrilhas juninas” por essa razão a parlamentar se dirige à aquele distrito como “O nosso país Uiraponga está projetando Morada Nova a outras fronteiras”. Concluiu.

Vereador Marcos Aurélio, acolheu o público presente, o colega Hilmar Sérgio pelo retorno ao Parlamento, manifestando sua gratidão visto que, pois, na condição de primeiro suplente e estive vereador por um ano e quatro meses, em função do mesmo ter se afastado, ao mesmo tempo agradeceu ao vereador licenciado, Sandro Saraiva por se dispor a ocupar a Secretaria Municipal de Esportes, permitindo assim, que Aurélio continue compondo o legislativo municipal, o vereador lamentou o termo usado por um colega que o antecedeu, ao afirmar que na gestão Wanderley Nogueira havia indícios de lavagem de dinheiro, sugeriu ao colega que os anais da casa tem toda documentação e poderá ser consultada, assim, evita-se esse tipo de exposição muitas vezes infundada.

No tocante à saúde, o vereador reconhece que o problema existe, provocando todos à uma reflexão “Como estaria a saúde se o Deputado Guimarães não tivesse destinado uma emenda de um milhão de reais para ser aplicado na do município"? hoje no distrito de Boa Água temos um carro para atender todas as demandas da Saúde, transportar paciente, a equipe médica, o ideal seria que tivesse mais carros, mas, o financeiro não suporta” Se referindo a infraestrutura afirmou que a estrada de acesso ao distrito de Boa Água deve ser recuperada em tempo hábil, agradeceu ao prefeito Vanderley Nogueira pelo cuidado com as Finanças do município, pois, entende que o gestor está bem intencionado, apesar de cada vez mais o governo federal reduz o repasse de verbas, especialmente para saúde e educação. Finalizou.

Vereador Cláudio Maroca, ao assumir a tribuna dirigir-se aos colegas, ao público presente e todos que acompanham a presente sessão através da TV Jaguar e redes sociais “Vivenciamos esse dia especial em função da iniciativa do Presidente Jorge Brito, onde, através de uma parceria com HEMOCE, viabilizou a campanha de coleta de sangue aqui nas dependências da Câmara Municipal e está superando todas as expectativas, esse é o simples testemunho de quem está dia-a-dia nos postos de saúde, mesmo não sendo da área, acompanho o sofrimento das pessoas mais carentes” Dirigindo-se ao colega Hilmar Sérgio, “Meu caro colega Hilmar Sérgio Pinto da Cunha é sempre uma honra, pois, o acompanho desde quando o meu pai foi vereador, observava os seus posicionamentos e nesse momento estamos duplamente felizes”.

“Felizes com a sua volta e pelo sucesso que foi a sua estadia à frente da Secretaria Municipal de Esportes”, disse, Maroca que compõe a bancada de situação destacou que a pauta do dia traz quatro projetos de iniciativa do executivo municipal para ser votado em caráter de urgência, reconhece a observação do colega Narcélio no tocante ao tempo de tramitação regimental, todavia, apelou para que a bancada de oposição possa votar favorável, pois, entende que, quando o projeto proposto é para o bem de todos, é função do parlamentar apoia. Registrou o aniversário do colega Vereador Dedé do Gildo, socializou que o Governador Camilo Santana estará entregando no sábado 026, em Quixadá seis tratores destinados a Morada Nova de um total de oito que iram em muito ajudar na produção da Agricultura Familiar. Finalizou. 

Vereadora Raquel Girão, ao assumir a Tribuna destacou o importante trabalho da Imprensa, parabenizando os profissionais pela passagem do dia dedicado a estes, “Diante de tudo quanto aqui foi dito como: choque de gestão, eu acompanhei a campanha e vi apenas que foram assumidos compromissos de trabalho e não promessas, sabemos que, é impossível tirar leite de pedra, Vanderley Nogueira é um herói, onde, diante de todas as dificuldades tem mantido os salários em dia e está atingindo outras metas”, esclareceu ao colega Neto, quando criticou o atendimento nos PSF, Raquel afirmou que em função da complexidade é comum a equipe fazer visitas domiciliares, por essa razão justifico sua solicitação da instalação de outro posto de saúde na região do Roldão.

“A saúde mudou da água para o vinho, realmente para melhor” disse isso em resposta ao que afirmou o vereador Neto da Sinuca, Raquel enumerou todas as ações recentes, destacando a manutenção dos veículos, estrutura física, o melhor atendimento, frisou também que os serviços vêm sendo incrementados e moralizados sem fura-filas, “desafio alguém apresentar concretamente que a saúde Morada Nova não tenha melhorou” Socializou que as ambulâncias destinadas a terra do Vaqueiro, seis já foram faturadas e logo mais estarão atendendo a população “A época de resolver é em outubro” referindo-se a eleição que acontecerá esse ano, onde a sociedade poderá renovar a estrutura política do Brasil.

Raquel voltou a destacar a realização de cirurgias realizadas no município de Morada Nova que a muito não acontecia “Estivermos com o secretário de Saúde do Estado Henrique Javi, na oportunidade assegurou que as cirurgias de cataratas para Morada Nova serão realizadas, respondendo a outros questionamentos, Raquel afirmou que esteve em vários bairros acompanhada do secretário de infraestrutura ”Os serviços estão sendo feitos e não são gambiarra, em breve estaremos concluindo, esclareceu que no PROURB tem tratamento de esgoto, por essa razão após o tratamento a água é canalizada para o açude, disse ainda que esteve no DER e no DETRAN, onde foi informada que haverá exames para carteiras populares e Morada Nova está sendo contemplada com 500 habilitações, defendeu que essa ação aconteça ainda do governo Camilo.

Reconheceu a importância da campanha de doação de sangue em parceria com a Câmara Municipal, parabenizou o colega Dedé do Gildo pela passagem do seu aniversário “Tive a honra de conhecer a mãe do meu colega Dedé com mais de 90 anos, ainda lúcida, com muita disposição e participando dos trabalhos sociais da Comunidade” Expressou sua alegria com a implantação da coleta seletiva através do consórcio de 11 municípios incluindo Morada Nova, afirmando ser um sonho e que ainda no seu tempo de colegial já se ouvia muito falar nesse assunto e agora é uma realidade. Arrematou.

Vereador Jorge Brito, na condição de presidente da mesa, se mostrou gratificado pelo sucesso da campanha de doação de sangue em parceria com o HEMOCE, “Agradeço a equipe que fez uma excelente campanha de divulgação, agradeceu a sociedade por ter atende ao apelo, onde, mais de 170 pessoas compareceram dispostas a doar sangue” lembrou que certa feita em seu programa de rádio ao entrevistar uma profissional da saúde, essa afirmou que no município estava tudo bem, que não faltava nada, isso aconteceu ainda na gestão passada, Jorge assegurou que estranhou “Como pode não faltar nada? porque sempre falta algo, especialmente na saúde” Brito socializou que esteve no assentamento Terra Nova, visitando as famílias, conversou com um agricultor que enfrenta problemas de diabetes que o mesmo corro risco de perder a perna, “as pessoas reclamam a deficiência e que isso é real considerando que os recursos destinados na saúde estão congelados por 20 anos e a população cada vez mais precisa buscar este serviço”.

Jorge Brito fez referência ao colega Hilmar Sérgio, afirmando que o Parlamento estar em festa com a chegada do mesmo, como nada mais havia a se debatido, Brito declaro por encerrado a presente sessão desejando um Feliz final de semana a todos com muita harmonia e paz. Finalizou.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Arnaldo Freitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também