TV Jaguar

Postado em 11/06/2018 às 19:00:00

compartilhar

20ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

20ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Dr. Narcélio, em sua abordagem, o parlamentar destacou a Lei de Responsabilidade Fiscal, dando ênfase as penalidades para aqueles que na condição de gestor deixa de observar os percentuais destinado a cada setor de investimento nos serviços públicos, como também, deve observar e conduzir sua gestão em consonância a Lei das Diretrizes Orçamentárias. O parlamentar assegurou que o prefeito Vanderley Nogueira se comprometeu em respeitar as respectivas leis, lembrou que do Tribunal de Contas, o Ministério Público, a Controladoria, assim, como a Câmara Municipal, têm a função de fiscalizar e denunciar, sob pena de ser corresponsável pelos possíveis desmandes que possa acontecer.

”A Morada Nova está fazendo o inverso do que diz a lei”, Morada Nova no1º quadrimestre estava com 52,73% no que se refere a folha de pessoal segundo o relatório contábil de 2017, no 2º quadrimestre este percentual passou para 55,08%, já no terceiro quadrimestre chegou a 59,24%, Nesse 1º quadrimestre de 2018 baixou para 57%, onde, o limite tolerável é de 54%, disse, “Conforme este relatório o prefeito Vanderley Nogueira não está com a devida responsabilidade, pelo que rege a lei, nós votamos concedendo aumento ao servidor e o projeto de lei é inconstitucional, como se isso não bastasse o prefeito ainda fez novos nomeações e como o município pode estar adimplente”? perguntou Narcélio, “Isso mostra o desmantelo dessa gestão e é papel dessa casa fiscalizar”. Finalizou.

Vereador Hilmar Sérgio, iniciou seu pronunciamento esclarecendo que sua abordagem seria outra, todavia, em função no pronunciamento do colega (Narcélio), que o antecedeu, avalia ser importante prestar alguns esclarecimentos no que se refere à Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF, avaliou como bem elaborada a tese do colega, todavia, contestou “Isso anda longe de ser desmantelo, estamos baixando para 54% que é o limite tolerável, o senhor sabe que nomear cargos, é uma possibilidade e que, toda gestão faz”, disse, quanto ao aumento do servidor, Hilmar esclareceu que foi apenas reposição salarial, principalmente aos servidores da Saúde, “Sua colocação é aceita, porém, desmantelo não existe, seria, se o prefeito Vanderley não estivesse fazendo as ações básicas da saúde, educação e outros serviços de responsabilidade do executivo municipal” disse, Sérgio esclareceu ainda, como é feito o cálculo de cada quadrimestre, que foi outro ponto destacado no relatório apresentado pelo vereador Narcélio que é da bancada de oposição.

O 1º quadrimestre de 2018 também trouxe como destaque a dívida de 37 milhões que a prefeitura tem com Instituto de Previdência municipal – IPREMN, “O prefeito Vanderley Nogueira tem feito repasses antecipados ao Instituto”, afirmou, Sérgio fez questão de mencionar o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Esporte, onde, havia servidores emprestados de outras secretarias porque o prefeito não pôde nomear pessoas para os cargos, em função da lei de responsabilidade fiscal.

O vereador criticou duramente a situação em que se encontra o país, destacou que na época de Lula e Dilma as prefeituras recebiam verbas complementares e tudo era mais favorável. “Estou aqui pra lutar e defender os interesses de Morada Nova”. Finalizou.

 

Vereadora Rose Mayre, socializou com alegria o destaque da escola Francisco Galvão de Oliveira do distrito de Uiraponga pelo excelente resultado na avaliação do SPAECE 2017, disse ainda, que o prefeito Vanderley Nogueira irá homenagear as escolas em função desse fato, a parlamentar qualificou como extraordinário o evento coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente-IMAMN, pela implantação a coleta seletiva, voltou a se reportar ao assunto Inicial, afirmando que toda a comunidade está junta em prol da escola, “Inclusive houve uma audiência pública em que esteve presente a Cáritas, na oportunidade crianças participam de uma oficina identificando os problemas da Comunidade e dessa forma juntos busca uma solução” disse.

Uma das reivindicações é a melhoria na estrutura da escola, Rose Mayre agradeceu a iniciativa do vereador Marcos Viana, líder da bancada de oposição por ter conseguido inclui Uiraponga no projeto “Craque de bola, Craque na escola”, será investido 350 mil reais para aquisição de material esportivo e outros costear outros insumos. A parlamentar esclareceu que a denúncia questionando a qualidade da água da adutora de Uiraponga, não procede, “Existe sim, um problema no sistema do SISAR, que também está sendo verificado mas, não tem nada a ver com o abastecimento do SAAE.

Voltou a falar da escola afirmou que a equipe de vôlei está se destacando, inclusive participando de competições fora do município “Devemos dar valor ao que temos, ver homens e mulheres reivindicando que querem o melhorar para a estrutura da escola, temos uma direção trabalhando com dedicação e a reforma já tem previsão”. Finalizou. 

Vereador Everaldo Maia, iniciou sua abordagem socializando que houve um erro no projeto da adutora dos assentamentos Aroeira 1 e 2, pois, estava deixando 30 famílias da localidade de Gangorrinha sem água, disse ainda, que havia participado de uma reunião no assentamento com representantes do Governo do Estado e foi bastante enfático “Não vou mais fazer a doação do meu terreno para passar a adutora caso não seja resolvido o problema” disse, depois de muito debate os técnicos afirmaram que iriam fazer um aditivo para incluir as 30 famílias, Everaldo que é da bancada de oposição, agradeceu ao Deputado Antônio Granja e ao Governador Camilo Santana pelos tratores que foram doados para Morada Nova.

“As pessoas que dizia que não vinha, se enganou, o deputado Antônio Granja está presente, antes, durante e depois da eleição é um homem que presta serviço ao povo, assim como o governador Camilo, que tem mandado muito projeto para Morada Nova e vamos deixar as amarras e votar em quem trabalha pela Morada Nova, os vereador já começou a abrir os olhos, Vereador Marquinho é uma máquina de fazer projeto, o Curral eleitoral tem que acabar a cerca já apodreceu” Everardo cobrou ainda, a recuperação da estrada de Juazeiro. Finalizou.

Vereador Cláudio Maroca, destacou inicialmente os resultados da campanha de doação de sangue acontecida nas dependências da Câmara Municipal, onde, 134 pessoas doaram sangue, “Nesse gesto de amor ao próximo” disse, parabenizou a equipe da Câmara Municipal pelo empenho o que o legislativo está de parabéns, destacou que o plantão médico no Aruarú está funcionando de forma eficiente, todavia, necessário se faz ampliar aquela estrutura física para que se possa separar os pacientes masculinos dos femininos, dando assim, melhor comodidade aos enfermos, disse, Maroca informou que está solicitando outros leitores enquanto não chega a reforma.

“Foram atendidas 124 pessoas só no sábado e apenas uma paciente foi transferida para Morada Nova, justificando assim o relevante serviço que vem sendo feito nos plantões do distrito de Aruarú” O parlamentar socializou que esteve em Quixadá, onde, o governador Camilo Santana entregou os tratores de Morada Nova “Eu estava conversando com alguns vereadores de Quixadá e os mesmos relataram, - não entendi porque Quixadá tem dois deputados estaduais em Morada Nova está recebendo oito (08), tratores, eu me aproximei do vereador - caro colega Morada Nova tem 15 deputados estaduais e ele ficou assustado, em seguida expliquei, - cada vereador de Morada Nova trabalha como se fosse um deputado, buscando melhoria para as localidades e suas representações”.

Maroca resgatou dizendo que o prefeito Vanderley Nogueira tem adotado uma postura diferente e que todos os vereadores estão buscando junto aos seus Deputados e o prefeito tem viabilizado esses benefícios “Eu lembro que na gestão passada consegui uma ambulância para região de Aruarú e o prefeito (da época), não aceitou e perdemos o benefício, conversando com um senhor de idade, o mesmo perguntou - quem foi esse abençoado que mandou esse trator? e eu respondi agradeça ao deputado Lucílvio Girão” O parlamentar explicitou que Aruarú estará recebendo cerca de 297 mil reais para obras e que a vereadora Raquel Girão conseguiu mais r$ 120 mil reais para custear cirurgia de cataratas, considera o trabalho do prefeito Vanderley Nogueira relevante “Nunca tivemos um prefeito que corta até na carne para ver as coisas acontecer” disse.

Lamentou mais uma vez o crime cometido pelo presidente Temer, ao congelar por 20 anos os recursos da saúde e da educação, finalizou destacando a festa do vaqueiro, desejando um feliz final de semana a todos. 

Vereador Jorge Brito, iniciou seu pronunciamento socializando ter participado de um importante evento abordando temas de interesse da gestão pública, focado em especial à governança dos municípios, na oportunidade fora apresentado os resultados da cidade de Sobral, onde, das 100 cidades do Brasil que tiveram destaque na educação, 77 são do Ceará e Sobral com os melhores índices, um representante da cidade, disse ainda, que o segredo está em aplicar bem os recursos destinados à educação. Fez referencia a fala da vereadora Rose Mayre “Quando observamos o destaque da Escola de Uiraponga, é o primeiro passo para atingir a excelência na educação de Morada Nova”.

Jorge reconheceu a importância dos Deputados que aqui são votados, pois, vêm prestando relevantes serviços, todavia, lembrou que Morada Nova já teve deputados filhos da terra (Duvina Castro, Chico do Perboyre, Tourinho, Francine Girão e Manoelzinho), que em seus gabinetes tinha a Log Marca de Morada Nova e hoje na Assembleia não tem mais, lamentou, Jorge Brito disse entender que ainda, ter venda de votos “Morada Nova tem 50 mil eleitores e daria para eleger dois deputados como fazíamos passado”.

Jorge Brito destacou a festa de 75 anos, comemorando a cultura vaqueira, apelou para que todos possam participar com bastante tranquilidade, como nada mais havia a ser acrescentado, na condição de presidente do Legislativo Municipal de Morada Nova, finalizou a 20ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também