TV Jaguar

Postado em 22/06/2018 às 16:15:00

compartilhar

Rede Sustentabilidade realizou encerramento do Projeto Renova BR.

Rede Sustentabilidade realizou encerramento do Projeto Renova BR.

O RenovaBR, instituto de formação com foco na renovação política do Poder Legislativo (Federal e Estadual), encerrou as atividades de formação da primeira turma no período de 19 a 21 de junho, sendo as últimas ações desenvolvidas em Brasília/DF.

Com o objetivo de um projeto inédito no Brasil em qualificar lideranças políticas de todo o país para disputarem as eleições deste ano, o RenovaBR realizou um processo seletivo rigoroso para compor a primeira turma de formação, este processo contou com mais de quatro mil inscritos e selecionou 134 pessoas em todo o país. Dentre os selecionados do RenovaBR, o jovem russano JÚNIOR GONÇALVES (REDE/CE) é um dos quatro cearenses participantes e o único da Região do Vale do Jaguaribe.

Nesta quinta, estas lideranças do RenovaBR tiveram participação no 1º Seminário de Renovação e Reforma Política, realizado na Sede do Jornal Correio Brasiliense. O evento foi abrilhantado com a palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) LUÍS ROBERTO BARROSO. Além disso, o seminário contou também com a participação dos senadores CRISTOVAM BUARQUE (PPS-DF) e ANA AMÉLIA (PP-RS); do empresário EDUARDO MUFAREJ, cofundador do movimento RenovaBR; do cientista político MURILO DE ARAGÃO, da Arko Advice Pesquisas.

O ministro Barroso defendeu o barateamento das campanhas eleitorais como forma de promover a renovação política. Para o ministro "Precisamos baratear os custos da eleição, aumentar a representatividade do Congresso e aumentar a governabilidade. Os custos obrigam os candidatos a buscar financiamentos extravagantes. Há uma diferença muito grande entre o que se custa e o que se pode arrecadar. Isso é motivo de grande parte das práticas de corrupção que vemos no país", acrescentou Barroso. "Partidos viraram business. Negócio privado com venda de tempo de televisão. Temos que reagir a isso se quisermos criar a cultura de mínimos de decência política."

Segundo Júnior Gonçalves, “O evento é uma oportunidade ímpar de apurarmos os nossos conhecimentos e aprofundarmos nas soluções que visem melhorar a qualidade da política brasileira, e, consequentemente, resgatando a credibilidade da sociedade na essência da própria política, que é saudável e qualifica o bem comum. Afinal só mudamos a deplorável realidade da velha política que habita em nosso país, se quebrarmos velhos conceitos existentes como ‘só ganha eleição quem tem muito dinheiro’ ou ‘ele rouba, mas faz’. A sociedade brasileira precisa mudar sua visão da política e 2018 é o grande momento para fazer este diferencial”.

Para Mufarej, essa é uma das formas de trazer novos nomes para o Congresso Nacional e influenciar nas composições dos partidos, oxigenando as lideranças. "A mobilização da sociedade quebra esse ciclo vicioso. Não podemos tirar da população a capacidade de transformação. Para isso, temos que capacitar as pessoas”, defendeu.

O evento faz parte do encerramento de um ciclo de capacitação das 134 pessoas que tiveram aulas sobre direito eleitoral, desafios do Brasil (desigualdade e reforma política) e marketing político (orçamento, arrecadação, voluntariado, entre outros), colaborando com um o principal objetivo do RenovaBR, que é viabilizar candidaturas de novos políticos.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Assessoria

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também