TV Jaguar

Postado em 28/06/2018 às 15:00:00

compartilhar

Projeto Pensando as Artes do Circo realiza atividade em Limoeiro do Norte.

Projeto Pensando as Artes do Circo realiza atividade em Limoeiro do Norte.

Com pedagogia única no país, a iniciativa abrange ações formativas voltadas para os saberes, fazeres, ofícios e técnicas circenses com duração de três anos e ampla circulação no Estado do Ceará. 

Dos dias 02 a 04 de julho, o Projeto Pensando as Artes do Circo: Projeto de Formação para Circo Cearense chega a Limoeiro do Norte para a realização de ações formativas voltadas a comunidade circense. Dentre as atividades estão as Oficinas de Práticas Circenses e a culminância em tenda do Circo Cultural do Limãozinho, circo tradicional filiado a Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará - APAECE associação responsável e realizadora deste projeto.

A iniciativa tem produção executiva da Ideais Produções e foi contemplada no I Edital Escolas da Cultura – Escolas Livres de Formação Artística e Cultural/2016, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – Secult – CE. Além disso, conta com apoio do Sistema Fecomércio/CE, do Centro Universitário Unichristus, do Theatro José de Alencar e da Casa Juvenal Galeno, e nesta ação também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, representada pelo Instituto Municipal de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Juventude de Limoeiro do Norte/CE.

Pensando na melhoria das condições de trabalho desta população tradicional, a APAECE idealizou o projeto, entendendo o novo circo como um espaço de cidadania e formação. Cerca de 30 Circenses, do interior e da capital, compõem a 1ª Turma de Instrutores Tradicionais de Circo no Estado do Ceará. As atividades são realizadas nas tendas dos circos filiados, no Theatro José de Alencar e na Casa Juvenal Galeno.

De forma inovadora, uma pedagogia de ensino voltada ao circo tradicional está sendo desenvolvida por uma equipe multidisciplinar. Além do aprendizado voltado para as atividades práticas, há os módulos chamados “Humanitudes” que através da transversalidade de temas proporciona a propagação do conhecimento a partir da consciência do que somos e valorizando o saber circense e o diálogo com vivências de mundo individuais e coletivas. 

Nesta vivência, em Limoeiro do Norte, teremos Oficinas de Práticas Circenses, Diálogos Didático-Pedagógico, e ainda uma apresentação circenses aberta ao público, na quarta feira dia 04.07 às 17h.

SERVIÇO:

Projeto Pensando as Artes do Circo: Projeto de Formação para Circo Cearense - 02 a 04 de Julho no Centro Cultural Márcio Mendonça Oficinas de Práticas Circenses / Diálogos Didático-Pedagógicos. 

Apresentação Circense aberta ao público - 04 de julho às 17h

Tenda do Circo Cultural do Limãozinho

Centro Cultural Márcio Mendonça 

Relacionamento com a Imprensa

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Pâmela Soares

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também