TV Jaguar

Postado em 28/06/2018 às 15:00:00

compartilhar

Theatro José de Alencar foi palco do lançamento do Festejo Ceará Junino 2018

Theatro José de Alencar foi palco do lançamento do Festejo Ceará Junino 2018

Em sua 20ª edição, o edital contempla quadrilhas adultas, infantis, da diversidade, Festival Regional de Quadrilhas Juninas e Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.  

O Theatro José de Alencar abriu suas portas, na última sexta-feira (22), para o lançamento da programação dos Festivais Regionais de Quadrilhas Juninas e do XV Campeonato Estadual do Ceará Junino, uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, de Senador Pompeu. 

“Conexões Juninas: o Ceará em festa” é o nome do projeto selecionado na vigésima edição do edital Ceará Junino para o acompanhamento das Etapas Regionais e do Campeonato Estadual como evento de culminância dessa grande festa.

O edital cumpre o objetivo da Secult de apoiar e fortalecer a realização de iniciativas destinadas à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do Ciclo Junino.

A Secretária Adjunta de Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, destacou que “o edital Ceará Junino é o mais antigo da Secretaria da Cultura, está completando duas décadas de uma construção entre o Estado e a sociedade civil, na perspectiva da consolidação de uma política de reconhecimento e promoção do patrimônio imaterial cearense. O ciclo junino é muito potente em todo o estado, seja como expressão cultural, capaz de mobilizar nas comunidades milhares de brincantes, seja como força econômica que cataliza uma diversidade de profissionais e de serviços em torno dos festejos”.

A curadora Eliza Gunther complementa que “é muito simbólico para todos nós, cearenses, chegar a uma ação cultural que completa 20 anos. O Festejo Ceará Junino é uma conquista de todos os quadrilheiros e se propõe a intensificar as conexões entre as diversas regiões do nosso Estado, valorizando ainda mais nossa diversidade cultural e potencializando toda a capacidade que essa festa, que é a nossa festa mais alegre, tem de nos irmanar, de nos tornar mais próximos e de fortalecer os afetos, algo tão necessário nesses nossos dias”.

O lançamento da programação do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino contou com a presença da Mestra da Cultura Junina, Mestra Mazé da Quadrilha, e participação das quadrilhas Arraiá da Esperancinha e Cangaço Nordestino.

Etapas regionais e estadual

As disputas das etapas regionais tiveram início no último dia 21, em Maracanaú, e seguem até o dia 14 de julho, em Amontada, passando por Fortaleza, Quixadá, Campos Sales, Iguatu, Cariré, Tarrafas, Ipu, Russas, Crateús, Cascavel, Granja e Alto Santo, além dos bairros de Fortaleza, totalizando 17 etapas. Nesta edição do edital, a Secult está investindo um total de R$ 2.915.800,00 para apoiar 138 projetos em todas as regiões do Estado nas categorias Quadrilhas Juninas Adultas e Infantis, Quadrilhas Juninas da Diversidade, Festival Regional de Quadrilhas Juninas, além do Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino que encerra o ciclo junino de 2018. Essa é uma política que fomenta os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentiva e difunde os processos de criação, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares e promove o circuito cultural e turístico do Ceará.

As quadrilhas vencedoras das etapas regionais disputarão o XV Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino entre os dias 19 e 22 de julho de 2018. Uma das novidades anunciadas este ano é a mudança de local do campeonato estadual a ser realizado no estacionamento da Arena Castelão, numa parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, e com objetivo de ampliar a área física para receber com mais conforto o crescente público do evento.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Divulgação/Secult/Felipe Abud

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também