TV Jaguar

Postado em 03/07/2018 às 06:00:00

compartilhar

23ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

23ª Sessão Ordinária do 1º período legislativo de 2018, da Câmara de Morada Nova

A sessão começou sob a presidência do vereador Jorge Brito, o qual, depois de evocar a proteção divina, declarou abertos os trabalhos. Jorge propôs que todos ficassem de pé para, juntos, entoarem o hino do município e, após um minuto de silêncio em favor das pessoas falecidas na semana, em solidariedade aos seus familiares, o presidente passou a palavra para o primeiro secretário, vereador Marcos Aurélio, para que o mesmo fizesse a leitura da Ata da sessão anterior e do expediente do dia.

Grande Expediente:

Vereador Dr. Narcélio depois me acolher os colegas, o público presente e os que acompanham a sessão através os canais de comunicações, se utilizou do painel eletrônico para ilustrar sua abordagem, inicialmente destacando as funções e atribuições do parlamentar, no segundo momento destacou as atribuições do prefeito, fazendo um paralelo entre o gestor e a câmara municipal “Um prefeito despreparado causa consequências irreparáveis, existe ação do executivo que pode prejudicar o cidadão, a gestão atual perdeu em média 5 mil reais por mês, verba do Ministério da Saúde – MS que deixou de fazer o repasse por falta de informações das agentes de saúde”.

O parlamentar prosseguiu afirmando que o município de Morada Nova, na atual gestão perdeu cinco equipes de saúde bucal das 10 horas que existiam, afirmou ainda que o fato aconteceu por falta de informações básicas exigidas pelo Ministério, acarretando prejuízo aproximado de 14 mil reais por mês, ao município. Narcélio que é da bancada de oposição e médico, apresentou mais um dado estarrecedor, afirmando que durante a campanha de combate a Zika, Dengue e Chicungunha, Morada Nova não atendeu os critérios do MS e por essa razão perdeu mais 10 milhões de reais, essas afirmações foram apresentadas no painel eletrônico da Câmera.

O vereador seguiu com suas denúncias afirmando que foram descredenciadas duas equipes do Programa da Saúde da Família – PSF, “Como se não bastasse a gestão Municipal continua gastando acima do recomendado pela Lei de responsabilidade fiscal e continua realizando nomeações, onde, só no mês de junho foram 18 novas nomeações, inclusive o Ministério Público recomendou que o prefeito realize missões” afirmou; Narcélio disse ainda, que o gasto com pagamento de servidores está em 57,95%, em outra abordagem o vereador, reconhece que a gestão conseguiu emendas parlamentares, construção da Areninha, o batalhão do RAIO, mas, “Se mostra incapaz de fazer uma gestão equilibrada, visto que está perdendo serviços básicos, isso é uma prova dá incompetência desse gestor” disse.

Narcélio entende como contradição a construção da Unidade Básica de Saúde - UBS da Lagoa das Carnaúbas, pois, conforme supracitado, a gestão perdeu duas equipes do PSF, “Comprou novos carros, mas, não consegue fazer a manutenção da frota que já existe, são 320 alunos que estão prejudicados, porque a gestão não conseguiu renovar o convênio AABB comunidade” Finalizou o parlamentar. 

Vereadora Raquel Girão sem muita delonga assumiu a Tribuna dirigindo-se ao colega Narcélio “É bom ver esse relatório... assim a gente ver o quanto dói e precisamos prestar atenção a essas informações, onde, existiam equipes apenas no papel e nunca foram abertas, na prática, apenas foram retiradas do sistema, mas, as equipes continuam e a produção está aumentando” Quanto a crítica da construção do posto da Lagoa das Carnaúbas, Raquel afirmou “O deputado Macedo comprometeu-se com a vereadora Bia, já está garantido emenda para o custeio do posto de saúde da Lagoa das Carnaúbas”.

A vereadora esclareceu que foram 11 carros adquiridos pela gestão, destinados à saúde, quanto à falta de medicação, afirmou que participou do encontro de planejamento do Plano Plurianual – PPA, onde está sendo buscada solução para o problema. A parlamentar destacou, ainda, “As ambulâncias estão prestes a chegar visto que já foram faturadas”, quanto à preocupação que o vereador Narcélio levantou no tocante à manutenção dos veículos, “Eu afirmo que o Vanderley Nogueira sem dúvida está criando reservas para custear, quando o prefeito investe nas estradas, está colaborando com a saúde, com a educação e com a redução de despesas na manutenção dos veículos”.

A vereadora que é da bancada de situação, destacou ainda, que está garantido verba para a conclusão da UPA e do Hospital Regional de Morada Nova, afirmando que em breve esses dois equipamentos estarão atendendo plenamente a população. Fazendo referência a uma frase dita pelo vereador Marcos Viana, afirmou que o prefeito Vanderley Nogueira já vem fazendo “choque de gestão” dirigindo-se ao vereador Narcélio “Alguns números apresentados procede, porém, outros não têm fundamento, o posto de saúde do Dourado está por concluir desde a gestão passada, porém, no papel está pago 90%, onde, na prática estar apenas com 30% ponto, isso sim é uma vergonha, recebeu o recurso e não concluiu, isso aconteceu no passado”.

“O prefeito Vanderley Nogueira está recebendo 3 milhões para reformar escolas, a Escola Modelo será concluída, os poços profundos estão sendo perfurados, adutoras, tudo isso atendendo pedido de vereadores seja de situação, seja de oposição, disse; Raquel socializou que participou do seminário “Ceará 2050 uma Visão de Futuro” em seguida parabenizou a secretária de Cultura Socorro Leitão bem como o radialista António Leitão Machado pela iniciativa de trazer para Morada Nova a Exposição Itinerante de Luiz Gonzaga, Rei do Baião.

Outra informação apresentada pela vereadora são as 1000 CNH populares destinadas para Morada Nova, as pessoas que fizeram as inscrições, estão sendo orientados a procurar o órgão para os procedimentos, parabenizou a equipe do Instituto de Meio Ambiente de Morada Nova – IMAMN, pela ação realizada na Lagoa da Salina, onde, salvou um exemplar de Pirarucu que encontrava-se com um objeto preso ao seu corpo, concluiu agradecendo a Deus e desejando um feliz final de semana à todos. 

Vereador Marcos Viana, na condição de líder da bancada de oposição, esclarecer que o grupo está coeso em apoio total ao Governador Camilo Santana, ao Deputado Daniel Oliveira e com a dobradinha Eunício e Cid Gomes para o Senado, Viana socializou que está encaminhando ofício a Fundação São Lucas – FSL, solicitando a esta contratar mais um médico para atende no período de 6h às 18h e assim, com plantão de 12 horas irá melhorar em muito o atendimento daquela unidade de saúde, visto que irá dar suporte ao médico dos plantões de 24 horas.

Marcos foi enfático “Solicitamos verbas para Fundação São Lucas, mas, queremos que a fundação Melhore seu atendimento, quando abrir a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, será um novo redimensionamento, assim, beneficia toda população, o que falta na Morada Nova é bom senso, nunca vi uma rua onde mora só coruja ou só Caboré, o benefício é para todos” disse; Viana indagou “Como pode não ter um entendimento entre a FSL e o município para melhorar o atendimento? Eu sei que alguns babões vão dizer - porque não pediu antes"? Disse o líder da bancada de oposição ao finalizar. 

Vereador Marcos da Ana Cristina, na condição de líder a bancada de situação e do prefeito na câmara, reportou-se ao momento festivo em que o Parlamento homenageara o vereador Hilmar Sérgio pela passagem de seu aniversário, onde, estiveram presentes seus familiares e amigos, Marcos qualificou como proveitoso esse primeiro semestre de 2018, destacando algumas ações como líder e como vereador, socializou a reforma do regimento interno, esclareceu que nas redes sociais pessoas revoltadas não querem reconhecer o que vem sendo feito pela gestão Vanderlei Nogueira, essa observação é uma espécie de resposta ao vereador Dr. Narcélio que fez duras críticas.

Segundo afirmou Marcos “Eu estou aqui para afirmar que forjar dados não é função dessa gestão, existe uma distância grande entre o que está no papel e a realidade, as equipes da saúde bucal nunca existiram na prática, na realidade aumentou a produção em todas as áreas, Morada Nova não pode fraudar para receber verbas” Com essa afirmação deixou entender que tudo isso acontecia na gestão passada.

O vereador prosseguiu sua abordagem afirmando que em 2014 o município estava inadimplente “Será que o Vanderlei Nogueira tem culpa disso, se nessa época o prefeito era outro”? Ironizou, “Vanderlei está buscando manter o município adimplente, vamos deixar essa política de quanto pior melhor” Respondendo ainda, ao vereador Narcélio, visto esse haver dito que a produção estava caindo e perdendo recurso na saúde, Marcos afirmou que no mês de maio entrou 99 mil de produção através do programa Agente Comunitário de Saúde – ACS, já no mês de junho formam 101 mil, assim “Não procede a informação do colega da oposição”.

“E foço mais uma análise, recebi uma solicitação de uma pessoa para fazer cirurgia de vesícula, isso me deixa feliz, pois, pessoas de outros municípios já sabe que a saúde em Morada Nova está acontecendo, antes era o contrário, nós precisávamos recorrer a outros municípios como Russas e Quixeramobim, para tentar conseguir um procedimento dessa natureza” Marcos da Ana reconhece e qualifica como importante a iniciativa do vereador Marcos Viana líder da bancada de oposição, no tocante à Fundação São Lucas, lembrou “Todo mês a prefeitura repassa 250 mil reais para Fundação São Lucas e nós não sabemos o que tem sido feito com esse dinheiro, mandaram uma prestação de contas genérica... acho que querem nos fazer de palhaço, soubemos durante uma visita àquela fundação que um pacientes passam a manhã toda a espera de atendimento, enquanto que no hospital regional, se a pessoa espera uma hora, alguém já vem a essa Tribuna criticar” Dirigindo-se subliminarmente ao vereador Dr. Narcélio.

Marcos se dirigiu ao presidente da casa Jorge Brito, parabenizando-o pela maneira eficiente que tem conduzido os trabalhos. Finalizando sua intervenção. 

Vereador Jorge Brito trazendo um contraponto às críticas feitas a atual gestão, Jorge lembrou que na gestão passada haviam 400 cargos comissionados e 800 temporários, esse destaque foi uma resposta ao pronunciamento do vereador Narcélio, onde, este afirmou que a gestão atual havia nomeado 18 pessoas, Jorge reconhece que na apresentação feita pelo vereador Narcélio, algumas informações são relevantes, como por exemplo o papel do parlamentar, quanto a recomendação do Ministério Público “O gestor Sem dúvida irá baixar esse percentual, precisa fazer o ajuste fiscal, pois, em 2019 não tem esses recursos do FUNDEF” Se referindo a verba extra.

Jorge considera a taxa de iluminação pública abusiva, por essa razão está solicitando da ENEL informações quanto a arrecadação bruta, bem como o coeficiente que fundamenta a cobrança, propondo que a empresa venha ao Parlamento prestar esclarecimentos, “Inclusive precisa esclarecer sobre as famílias que têm direito a isenção da taxa de iluminação pública”

Jorge Brito que é presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença de todos os colegas e da sociedade, visto que está finalizando o primeiro período legislativo de 2018, entrando a Câmara em recesso, mas, seus trabalhos serão retomados em 1º de agosto em 2018. Agradeceu a todos desejando um final de semana. Finalizou.

 

 

Fonte: Tv Jaguar / Marfreitas

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também