TV Jaguar

Postado em 09/08/2018 às 12:00:00

compartilhar

Comunidade de Bom Fim em Limoeiro do Norte sediou o VI Encontro de Capoeiristas

Comunidade de Bom Fim em Limoeiro do Norte sediou o VI Encontro de Capoeiristas

Batizados e Troca de Cordas constaram da programação alusiva ao Dia do Capoeirista. A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música, e é difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos. Tem origem com os fugitivos da escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas. A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930 até ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira.

Em 07 de Agosto de 1985 foi aprovada a Lei nº 4.649, que oficialmente declarou o dia 3 de agosto como o Dia do Capoeirista. Atualmente a atividade é praticada em mais de 150 países, sendo que somente no Brasil existem mais de 5 milhões de capoeiristas. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Para comemorar a data, a Associação Nossa Senhora de Fátima da comunidade de Bom Fim, em parceria com a Fundação Arte Brasil de Capoeira, promoveu na tarde do sábado 04 de agosto de 2018, O VI Encontro de Capoeira de Limoeiro do Norte. Na oportunidade, 26 alunos foram batizados e outros 16 capoeiristas participaram da solenidade de troca de cordas.

 

O evento contou com a participação do Mestre Pedro, da cidade de Morada Nova, presidente e fundador da Fundação Arte Brasil de Capoeira, além do instrutor Cantor de Limoeiro do Norte, dentre outras personalidades da capoeira dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.

 

Assista matéria completa:

 



 

 

Fonte: Tv Jaguar / Nilo Leite

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também