Postado em 01/01/2014 05:00:00

Relembre alguns fatos políticos ocorridos em 2013 no Vale do Jaguaribe

Impasse e dívidas administrativas tiveram destaque

15/05 - Desmonte: Jaguaruana e Limoeiro entre as 28 prefeituras onde o crime aconteceu

O início do ano foi marcado pela vitória dos prefeitos e vereadores nas eleições de 2012, porém, a Lei Ficha limpa tirou o sono de muitos gestores em todo Ceará. A apuração dos desmontes das prefeituras tornou-se mais rigorosa, identificando irregularidade administrativas em 28 municípios cearenses onde a inspeção foi realizada.

No trabalho realizado em 2013, e nos três últimos meses de 2012 foram identificados 78 tipos de irregularidades, sendo 20 na área de pessoal, oito em licitações, sete em contratos, quatro em relação à convênios, 10 na área de controle interno, patrimônio e assessorias, sete em relação a receitas e movimentação bancárias, dez em relação a obras e serviços de engenharia e, 12 na área de irregularidades diversas.

>>Confira a matéria completa<<

05/06 - Café vira tradição e introduz a gestão de Limoeiro no meio do povo 

Não ver o prefeito Paulo Duarte na cidade está fora de questão. O gestor fez essa promessa em sua campanha e vem cumprindo a risca. O administrador público até escolheu um dia da semana para poder interagir com a população e se divertir. Na ocasião ainda se pode degustar o conhecido “Caldão do Paulão”.

A Quarta da Cidadania tem, além do propósito de atender pessoas que não se sentem a vontade de irem ao gabinete, homenagear ilustres limoeirenses que contribuíram e contribuem com o município. O encontro foi inserido no calendário administrativo para acontecer todas as quartas-feiras.

>>Confira<<

08/08 - Falta de coro adia votações na Câmara de Vereadores de Russas

A Câmara dos Vereadores de Russas teve seu ano marcada por discussões. Durante as reuniões houve alteração de vozes e até quem batesse na mesa do Plenário. E mesmo com a aprovação de alguns projetos e importantes decisões que contribuí com o município, a falta de coro em alguns dos encontros chamaram atenção dos presentes.

Coincidência ou não, o grupo ausente faz a oposição à bancada do prefeito Weber Araújo. Fosse forme de protesto silencioso pela não ascensão de um vereador suplente ou por uma ideia absurda na opinião de um projeto, vez ou outra a Câmara se fazia quase vazia.

Confira esses e outros motivos que movimentaram a Câmara de Russas este ano:

>>1<<  >>2<<  >>3<<  >>4<<  >>5<<  >>6<<  >>7<<

14/08 - Moradores de Lagoinha clamam por água potável

Um dos assuntos mais discutidos nas sessões da Câmara de Quixeré foram a falta de água do município. O moradores se revoltaram e reivindicaram seus direitos através de manifestos e pedidos de apoio a vereadores na Casa Legislativa. A vereadora Francileide foi uma das que tomou a frente e lamentou o ocorrido. A parlamentar buscou apoiar as comunidades com o apoio de outros vereadores.

Apesar de alguns avanços ainda há muito a ser feito pelas comunidades de Quixeré.

>>1<<  >>2<<  >>3<<

Em Morada Nova, a vereadora Rose Meyre chamou da mesma atenção no Parlamento morada-novense para as comunidades de Aruaru e Uiraponga.

Confira

Eleições do PT: Brasil foi as urnas no domingo (10) de novembro

O processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores (PT) para escolha dos novos dirigentes do partido em níveis Municipal, Estadual e Federal, aconteceu em novembro de 2013, ficará registrado na historia do partido em Limoeiro do Norte, visto que a ex-vereadora Raimunda Nadir Chaves, pela primeira vez, desde que se filiou-se ao PT, fez oposição a Nonato Pinheiro, considerado articulador maior do partido no município.

No dia da eleição, 10 milhões de filiados foram as urnas para renovar os mandatos de todos os seus diretórios. O PED, acontece a cada 4 anos em todo território nacional, nas 27 unidades federativa do Brasil. Os 184 municípios do Ceará que tem diretório do PT, também foram as urnas. A reportagem da TV Jaguar acompanhou de perto em alguns municípios esse processo que sem dúvidas é a maior manifestação democrática que acontece nas “entranhas” dos mais de 30 partidos políticos que existe nesse país.

Apuração

Na primeira urna, Nadir Chaves e Tadeu Pinheiro obtiveram 136 e 116 votos, respectivamente. Já na segunda, foram 139 para Nadir e 130 para Tadeu. Na soma dos votos, Nadir Chaves venceu com 275 contra 246. Foram 165 abstenções.

Confira mais detalhes e resultados dos outros município:

>>1<<  >>2<<  >>3<<

Prefeito de Limoeiro do Norte cogita abandonar administração do município

O prefeito de Limoeiro do Norte, Paulo Duarte, cogitou a possibilidade de abandonar o cargo de gestor do município. Devido as dívidas em que recebeu a prefeitura, Duarte teve que cortar salários, reduzir e fundir secretarias para tentar amenizar a situação de crise.

Ainda assim o problema persistiu. O prefeito chegou a reduzir em 20% do próprio salário. Das treze secretarias, apenas oito estão atuantes. Os salários dos funcionários que permaneceram no cargo também foram reduzidos.

No total, a Prefeitura demitiu 50% dos funcionários comissionados e 700 temporários.

Confira: >>1<<  >>2<<  >>3<<  >>4<<  >>5<<  >>6<<  >>7<<

24/05 – Justiça sacode Morada Nova com impasse de prefeitos

As eleições do município de Morada Nova foram conturbadas este ano. No início de 2013, o candidato Vanderley Nogueira (PT) foi eleito prefeito com 95, 97% dos votos válidos, enquanto o candidato Glauber Castro (PMDB) teve seus votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sua candidatura foi indeferida e apresentada em situação de recurso.

Vanderley foi empossado e assumiu a prefeitura por um período de três meses. O TSE julgou os processos de Glauber Castro e o inocentou. Castro foi o mais votado nas urnas. Seus votos foram validados e ele assumiu a prefeitura após longa “briga” na Justiça.

Durante quase todo ano a população permaneceu revoltada com a incerteza sobre quem de fato assumiria a prefeitura. Agora que a “novela” terminou, há quem afirme que as consequências do impasse só desfavoreceram o município.

Confira detalhes em: >>1<<  >>2<<  >>3<<  >>4<<  >>5<<

Postado: TV Jaguar
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90
Publicidade
250 x 90