TV Jaguar

Postado em 02/07/2019 às 09:00:00

compartilhar

Após reunião, DNOC'S encaminha ações de reconstrução da Adutora rompida na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte.

Após reunião, DNOC'S encaminha ações de reconstrução da Adutora rompida na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte.

O Dr. Zuza Oliveira, assessor para desenvolvimento regional do Senador Eduardo Girão, participou na segunda-feira 1° de julho, as 16h30m de reunião na sede do DNOCS em Fortaleza, para tratar sobre os reparos na Adutora rompida na Chapada do Apodi em Limoeiro do Norte, que foi agendada pelo Deputado Federal Domingos Neto e contou com a participação presencial do Alemão Presidente da FAPIJA que representou os irrigantes, o Deputado Federal Domingos Neto, os empresários Luiz e David Girão, o Valdo Lemos secretário de infraestrutura da Prefeitura de Limoeiro do Norte e o Dr Ângelo Guerra diretor geral do DNOCS e engenheiros da instituição.

Nesta reunião foram encaminhadas as seguintes decisões:

1. A realização de um levantamento de todas as peças danificadas em 500 metros de extensão da área de rompimento da adutora.

2. Decidiu-se também, refazer-se uma das duas linhas da adutora para atender temporariamente a demanda elevação da água para a Chapada.

3. Desenvolver pesquisa de procura das tubulações e válvulas nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, para tentar comprar ou fazer empréstimo até que seja liberado recurso para compra definitiva destes equipamentos.

4. O DNOCS vai elaborar um projeto completo para trocar todas as tubulações, visto que as atuais inspiraram sua capacidade de resistência, devido ter extrapolado seu tempo de vida útil.

5. Os irrigantes da FAPIJA estão dispostos a liberar parte dos recursos para adiantar a compra desse material emergencial.

6. Dr. Ângelo Guerra está tentando viabilizar do junto à Compesa e adutora do oeste de Pernambuco, a cessão temporária dessas peças.

7. Se tiver essas peças a reforma de uma linha da adutora poderá ser pronta até segunda-feira da próxima semana.

Destacamos aqui a determinação do empresário Luizinho Girão e do Alemão na busca de mobilizar apoio para essa importante operação. A disponibilidade emergência do Prefeito Zé Maria Lucena e do secretário Valdo Lemos em montar uma operação carro Pipa, para manter a regularidade do abastecimento de água na Chapada do Apodi, até que seja reestabelecido o funcionamento da adutora. E a ação política do Senador Eduardo Girão e do Deputado federal Domingos Neto na intervenção junto ao DNOCS, para acelerar as ações de reconstrução da adutora que eleva a água para atender as mais de 20 mil pessoas e os animais que habitam na Chapada, além do setor produtivo ali existente, que é impulsionador maior da geração de renda paras os três municípios atingidos pelo rompimento da adutora.



 

 

Fonte: Tv Jaguar

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também