TV Jaguar

Postado em 02/07/2019 às 17:50:00

compartilhar

Semace inaugura estação móvel e inicia monitoramento da qualidade do ar no Ceará

Semace inaugura estação móvel e inicia monitoramento da qualidade do ar no Ceará

O ar que se respira no Ceará começou a ser monitorado oficialmente, nesta terça-feira (2), quando foi inaugurada a estação móvel de monitoramento da qualidade do ar. O equipamento da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) foi apresentado, no jardim da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde a estação já funcionava em caráter experimental. Os dados da qualidade do ar (https://www.troposfera.es/br/referencias-2/siam-estado-de-ceara/indice-de-qualidade-do-ar.html) coletados pela estação já estão disponíveis online, para a consulta de pesquisadores, de agentes do Estado e do mercado, e de interessados da sociedade.

Cortaram a fita simbólica o superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes, o reitor da UFC, Henry Campos, e o presidente do Conselho Estadual e secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ao lado de pesquisadores da Semace e da UFC. As instituições assinaram um termo de convênio para a execução do Monitoramento da Qualidade do Ar do Ceará (MQAr/CE). Os dados da estação da Semace ficarão disponíveis para pesquisadores da UFC desenvolverem projetos relacionados análise, monitoramento, modelagem da qualidade do ar e dispersão de poluentes.

 “É uma oportunidade para nos trazer elementos que vão enriquecer as nossas pesquisas”, afirmou o reitor da UFC. Outros convênios deverão ser firmados com outras universidades. “Nós queremos mostrar que a Semace é um órgão que tem servidores mestres e doutores, que podem contribuir para que a gente desenvolva pesquisa”, afirmou o superintendente. O secretário do Meio Ambiente completou: “A gente precisa avaliar, monitorar, fazer o diagnóstico e ter ações concretas para melhorar a qualidade do ar”.

Conheça a estação

 A estação móvel foi montada no Brasil com tecnologia dos países mais avançados no monitoramento da qualidade do ar. O equipamento identifica os níveis de 16 elementos químicos encontrados na atmosfera, entre eles materiais particulados inaláveis (PTS, PM10 e PM 2,5), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), óxido de nitrogênio (NOX) e dióxido de enxofre (SO2).

O trailer percorrerá o território cearense, com o objetivo de mapear a qualidade do ar. Será o primeiro mapeamento do gênero no país. Doze pontos serão observados, duas vezes por ano, uma na temporada de chuva e a outra seis meses depois. Os locais de coleta serão definidos de acordo com a vulnerabilidade a efluentes gasosos e com o número de denúncias recebidas pela Semace.

Quando houver identificação de poluentes ou manchas de qualidade em algum local, será acionado o setor de fiscalização da Semace, que investigará a área, para que sejam tomadas as medidas corretivas ou punitivas de acordo com a legislação. A Semace já monitora a qualidade do ar por meio de uma estação fixa, na área do Porto do Pecém, desde dezembro de 2016.

 

 

Fonte: Tv Jaguar/Governo Ceara

Comentários 0

Para comentar o internauta precisa está cadastrado e logado.

LOGAR CADASTRAR

“Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.”

Veja também